João Pessoa, 20 de Setembro de 2014

MaisPB no Twitter MaisPB no Orkut

Paraíba

João Pessoa, 19/01/2011 - 15h21

Luis Alberto Guedes

A Paraíba não passa de uma ilusão de ótica

Natural de João Pessoa, Luis Alberto Guedes é Bacharel em Jornalismo pela UFPB. Atualmente é acadêmico da faculdade de Direito é pós-graduado em Gestão Pública na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Aluno Marista por nove anos, conheceu política no Pio X, onde foi eleito por três vezes presidente do Grêmio Estudantil. É conhecedor de Marketing e Consultoria política. Passou pelo Jornal A União e pelo Portal PB Agora. Atualmente é editor do MaisPB e apresentador do programa ´Tribuna do Povo´, dá Rádio Sanhauá.

 |   | 

Certa vez o filhinho de um renomado jornalista da Paraíba, ao assistir um telejornal nacional com seu pai, perguntou se João Pessoa possuía clima. Intrigado com a questão, o comunicador quis saber o porquê de tão estranha indagação. “É que a menina da televisão nunca diz a temperatura daqui”, respondeu inocente a criança.

A sensação que a Paraíba só existe para o resto Brasil por constar no mapa não só maltrata os paraibanos, como é confirmada a cada nova notícia veiculada na imprensa quando trata da região.

Desta vez, o “desprezo” veio “do ar”. Há poucos dias, a empresa aérea Trip solicitou à Anac autorização para voos em dezenas de trechos. Visando expandir sua malha de serviços para o Nordeste (região que possui 4 sedes da Copa do Mundo 2014), planejou a rota ligando Aracajú-SE a Fortaleza-CE, passando por Maceió-AL, Recife-PE, (...) e Natal-RN. Onde foi parar a “sub-sede” João Pessoa?

Para piorar mais a situação, já é esperada outra negativa previsão: dos 100 novos trechos solicitados para operações futuras nenhum deles inclui a capital dos paraibanos.

De quem é a culpa?

Com apenas algumas semanas de atuação, não faz sentido algum cobrar responsabilidades à nova Administração Estadual, mais especificamente à Secretaria de Turismo e de Desenvolvimento Econômico. Por outro lado, não se pode ter a mesma postura com a gestão anterior (que conseguiu apenas a inclusão de João Pessoa na rota da fraca “No AR”, que trabalha com aviões bimotores a hélice e transporta apenas 19 passageiros. “Trepida como em uma estrada esburacada”, revelou um usuário).

Às vésperas de uma Copa do Mundo no país (onde a fantasia que impera é que somos uma sub-sede da competição), até agora o Estado sequer apresentou projeto de reforma ou construção de um novo Estádio na Capital. Ainda olhamos apáticos para o mega evento que se aproxima como se vivêssemos em um sonho, que não precisa de matéria “concreta” para acontecer ou existir.

A questão que fica é: como cobrar que o Brasil (e a Trip) lembre de um lugar que nem mesmo as autoridades competentes tiveram a preocupação de fazê-lo ser lembrado?

A impressão é que somos uma ilha vagando no continente; uma "Atlântida" perdida no prazer íntimo de cada pessoense orgulhoso por ter nascido nesse recanto bonito do Brasil.


Comentários
Nome
Email
Comentário

Caracteres restantes:
Espaço para interação entre os usuários e o MaisPB. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

21/jan às 00h26 - 

Flavio Alberto (flavio_albertofisiohotmail.com):

» O sistema de comunicacao da PB se vendem pelas quarentas moedas de Judas.

20/jan às 18h14 - 

É O MENINO DE PAPAI II , viuva de um franjinha safado (eomeninodepapaihotmail.com):

» Concordo com o Cientista Dr. Phoda, estou muito arrependido de defender essa gente, diga-se os cunha imorais da política da Paraíba. Como eles são complicados e indecentes, onde tiver dinheiro esses cabras saqueiam e levam tudo pra casa, Efraruim e cássio meu ex- cara nunca prestaram, mas eu os defendi e me arrependi e muitoooooooooooooooooooooooo.

20/jan às 12h17 - 

Sérgio Roberto (francasergiorobertoig.com.br):

» Eu, como Paraibano concordo com a bela noticia desse conceituado jornalista.é preciso que nós que fazemos parte desse estado sem desenvolvimento fique atento as mudanças exitentes na politica de nosso estado.

19/jan às 22h01 - 

OPINIÃO DO CIENTISTA DR.PHODA (CSMB18HOTMAIL.COM):

» A PARAÍBA PELO MENOS A UNS 10 ANOS EXISTE PARA O BRASIL SIM, MAS EM ESCÂNDALOS DE FORMA GENERALIZADA, POR ADULTÉRIO, TIRO NA CARA, CORRUPÇÃO ELEITORAL E TUDO PATROCINADO PELA GANGUE CUNHA LAMA IMORAIS. ESSA GENTE NOS ENLAMEOU DURANTE MUITO TEMPO, ONDE TEM OU TEVE UM CUNHA LAMA A NOTÍCIA CHEGOU DE FORMA DEGENERATIVA CONTRA NOSSO ESTADO. PENSA NUMA MUNDÇA ESSA GENTE DE CAMPINA GRANDE.