João Pessoa, 15 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em campina grande

Seminário abre ciclo de debates públicos sobre Plano de Educação

Comentários: 0
publicado em 15/05/2015 às 11h24

O planejamento estratégico para a educação nos próximos 10 anos em Campina Grande estará em pauta neste sábado, 16 de maio, durante o Seminário “Discutindo o Plano Municipal de Educação”. Os debates acontecem a partir das 8 horas no Centro de Formação de Professores, no bairro das Malvinas. Foram convocados todos os segmentos que constroem a educação na cidade, agregando a rede pública nas esferas municipal e estadual, bem como a rede privada de ensino e as universidades.

O seminário será realizado em formato de audiência pública, possibilitando à comunidade a participação direta na construção do plano, apontando demandas ou sugerindo propostas para melhorar a qualidade da educação. “O plano não pertence à secretaria, mas ao município como um todo, indo além da rede municipal, pois integra todos aqueles que fazem a educação no território de Campina Grande”, explicou a secretaria de educação do município, Iolanda Barbosa.

O plano define 20 metas para a educação no município para os próximos 10 anos, entre elas universalizar a educação infantil na pré-escola para crianças entre quatro e cinco anos, promover a educação inclusiva para crianças e adolescentes portadores de deficiência, ampliar a oferta de educação integral, melhorar a qualidade da educação básica, elevar as taxas de alfabetização e escolarização, entre outras.

Durante o evento, será apresentado o texto base do documento, construído no período de um ano a partir das discussões conduzidas no âmbito do Conselho Municipal de Educação (CME) e na comissão específica constituída pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande. “A base do plano está pronta, mas o documento está aberto para as contribuições dos diversos segmentos durante as audiências públicas”, afirmou a professora Iolanda.

LEI

A Comissão de Educação da Câmara Municipal foi convocada e confirmou presença no seminário. O texto do plano será finalizado no seminário para ser encaminhado para apreciação do legislativo. Ainda serão realizadas audiências públicas na Câmara, em data ainda a ser definida, para discutir o plano com os vereadores antes da votação em plenário. O plano precisa entrar em vigor no formato de lei municipal até 25 de junho, por exigência do Plano Nacional de Educação.

PIONEIRO

O Plano Municipal é pioneiro na cidade. “Esta será a primeira vez que Campina Grande terá um plano municipal de educação em toda a história”, afirmou a secretária Iolanda Barbosa. Além da educação, a atual gestão já aprovou os planos municipais de saúde e mobilidade urbana, ambos construídos de forma democrática a partir de audiências públicas, demonstrando o compromisso com o planejamento estratégico e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

MaisPB

Leia Também