João Pessoa, 15 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
diplomacia

EUA e Cuba voltarão a dialogar no próximo dia 21 em Washington

Comentários: 0
publicado em 15/05/2015 às 09h17

Um novo encontro entre Estados Unidos e Cuba visando o restabelecimento das relações diplomáticas ocorrerá no dia 21 de maio, em Washington, informou nesta quinta-feira (14) a chancelaria cubana.

“Na próxima quinta-feira, 21 de maio, ocorrerá em Washington a terceira rodada de conversações entre Cuba e Estados Unidos sobre o processo de restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura das embaixadas”, diz nota.

Em Washington, o departamento de Estado confirmou a reunião, revelando que ela tratará de diversos temas bilaterais. “Este encontro dará continuidade às rodadas prévias, realizadas em 22 de janeiro, em Havana, e em 27 de fevereiro, em Washington, assim como à reunião celebrada na capital cubana em 16 de março”.

“A delegação cubana será presidida por Josefina Vidal Ferreiro, diretora-geral para Estados Unidos da chancelaria”, informou o comunicado de Havana.

Os diálogos têm sido liderados pela chefe da diplomacia americana para a América Latina, Roberta Jacobson, e por Josefina Vidal.

“Estados Unidos e Cuba têm visto uma crescente comunicação sobre uma variedade de assuntos, incluindo matérias de interesse mútuo como migração, cumprimento da lei, acesso à informação, proteção ambiental e tráfico de pessoas”, destacou o departamento de Estado ao confirmar o encontro.

Após a reunião anterior entre Jacobson e Vidal, os presidentes Barack Obama e Raúl Castro selaram o degelo em uma reunião no Panamá, em abril, à margem da Cúpula das Américas.

Washington anunciou posteriormente a decisão de retirar Cuba da lista de países promotores do terrorismo, o que será formalizado no dia 29 de maio, após o prazo legal de 45 dias concedido ao Congresso para se opor à medida.

Obama e Raúl Castro surpreenderam o mundo ao anunciar, em 17 de dezembro, sua decisão de avançar para o restabelecimento das relações diplomáticas, rompidas desde 1961, dois anos após a revolução cubana, em meio a tensão da Guerra Fria.

G1

Leia Também