João Pessoa, 13 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BEM-ESTAR

Mães e bebês recebem atenção especial da Unimed JP

Comentários: 0
publicado em 13/05/2015 às 08h41

A gestação de uma criança é repleta de expectativas e planos. A família toda se envolve e todo mundo quer contribuir para dar o melhor ao bebê. Escolher o nome, saber como será a vida de uma mãe de primeira viagem ou como será cuidar de duas ou três crianças… Essas são algumas questões que sempre surgem quando a mulher descobre a gravidez. Mas, os cuidados que se deve ter para a hora e no pós-parto também costumam preocupar a gestante, que se sente mais segura quando escolhe um hospital que desenvolve iniciativas voltadas para a segurança e o conforto das mães e dos recém-nascidos.

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, diversos cuidados são tomados para garantir a segurança, o conforto e a proximidade entre a mãe e o bebê. Na unidade, onde já nasceram mais de 20 mil crianças desde que foi inaugurada pela Unimed João Pessoa, em 1999, a atenção é especial.

Logo após o nascimento, o recém-nascido fica com a mãe, na mesma acomodação, até a alta hospitalar. Isso possibilita a prestação de todos os cuidados assistenciais, sob supervisão de uma equipe multiprofissional, bem como a orientação à mulher sobre a saúde do binômio mãe-filho.

Caso seja necessário, tanto a mãe quanto o bebê contam com a estrutura de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além disso, há o Setor de Cuidados Especiais, uma unidade intermediária entre a UTI Neonatal e a acomodação.

PREPARANDO PARA O DIA A DIA

Todas as mães, sejam elas de primeira viagem ou não, recebem orientações sobre como cuidar da criança nos primeiros dias. Banho, amamentação, troca de fralda, armazenagem e doação de leite excedente estão entre as abordagens.

Uma das técnicas repassadas é a do banho de ofurô. Ensinado às mães pelos profissionais de enfermagem, ele faz com que o bebê sinta-se protegido como no útero, facilitando uma “adaptação” mais rápida ao mundo que começa a conhecer. O banho de ofurô é usado também para relaxamento e analgesia. Durante as orientações, os pais aprendem a posição correta em que o bebê deve ficar no ofurô; a temperatura ideal da água; a altura que deve ter o equipamento; como lidar com os recém-nascidos e também com os bebês maiores.

Além disso, tanto a mãe quanto o pai recebem orientações sobre como trocar corretamente a fralda; como fazer a higienização do bebê e como dar banho na criança. Também é ensinado como colocar o bebê no peito para mamar e como armazenar e doar o leite excedente. Os bebês que precisam de internação na UTI utilizam, por exemplo, o leite retirado e armazenado por sua mãe e por doadoras do Posto de Coleta de Leite Humano que funciona no hospital.

SAÚDE MATERNO-INFANTIL

Mas, a atenção especial da Unimed JP às mães e bebês não ocorre somente no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Caso queira saber mais sobre a gestação, cuidar da saúde e do bebê que estar por vir, a Unimed João Pessoa disponibiliza gratuitamente para as clientes o Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil (GES-MI).

Trata-se de uma das iniciativas desenvolvidas no Espaço Viver Melhor, serviço da Unimed João Pessoa voltado para promover a saúde e o bem-estar dos clientes. No GES Materno-Infantil, as mulheres são orientadas para uma gravidez saudável, cuidados com o recém-nascido e como encarar as mudanças que chegam com a maternidade. Apesar de ser focado na gestação, o grupo também oferece atividades para os futuros papais.

Os clientes que quiserem mais informações sobre esse grupo, podem ligar para os telefones 3506-8700 e 3506-8600 ou acessar o canal do Espaço Viver Melhor no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/promocao-da-saude/viver-melhor).

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas