João Pessoa, 11 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em 75%

Imeq aponta irregularidades em brinquedos vendidos na PB

Comentários: 0
publicado em 11/05/2015 às 14h47

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial, órgão delegado ao Inmetro na Paraíba, realizou pesquisa e constatou que 75% dos brinquedos comercializados no Estado apresenta irregularidades. Outro produto com um grande índice de irregularidades são plugues de tomadas. Os dados são do chefe do Núcleo de Verificação de Qualidade do Imeq, Iremar Villarim.

No primeiro quadrimestre deste ano, o órgão fiscalizou 8.028 produtos em 12 cidades do Estado, incluindo Campina Grande e João Pessoa. Ao todo, foram visitados 434 estabelecimentos e registradas 67 infrações.

Iremar Villarim pontua que algumas irregularidades encontradas foram graves. “Muitos desses produtos estavam sem o selo do Inmetro. Isso significa que não foram submetidos a nenhum tipo de teste de segurança. Com isso, um brinquedo, por exemplo, pode ter peças que se soltam facilmente, o que pode provocar a morte da criança por engasgue”, disse.

Outra preocupação dos técnicos do Imeq é com relação ao plugue de tomadas sem o certificado do Inmetro, grande parte delas encontrada em cidades do interior da Paraíba. “Como se não bastasse o risco de choque elétrico, algumas dessas tomadas que foram recolhidas por conta da falta do selo do Inmetro pegaram fogo tão logo foram submetidas a testes”, destacou Iremar Villarim.

Quando são detectadas irregularidades, os estabelecimentos têm dez dias para apresentar defesa ao Imeq e ficam sujeitos a multas que variam de R$ 100 a R$ 60 mil, dependendo da gravidade da irregularidade encontrada.

MaisPB

Leia Também