João Pessoa, 24 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
emancipação política

Branco Mendes destaca aniversário de Alhandra na AL

Comentários: 0
publicado em 24/04/2015 às 10h06
atualizado em 24/04/2015 às 08h49
Deputado Branco Mendes, do PEN

O deputado estadual, Branco Mendes (PEN),  lembrou, durante sessão na Assembleia Legislativa nessa quinta-feira, a emancipação política de Alhandra, que acontece hoje (24), quando a então Vila se transformou em município, em 1959, através de Lei.

Alhandra não surge Vila assim, por sua grandeza, desenvolvimento ou por ser um povoado de relevante expressão. Mas, sim, para atender a uma estratégia da política colonialista, não é de se estranhar que Alhandra irá permanecer por mais de duzentos anos na categoria de Vila.

Branco disse que no ano de 1959, um grupo de moradores da Vila de Alhandra, cansados de viver dependentes administrativamente da Capital João Pessoa, começam a pensar que Alhandra deveria se tornar cidade. Inicia então a luta dos filhos de Alhandra pela Emancipação política da Vila.

O deputado não esqueceu a luta dos que trabalharam para Alhandra se tornar município. “Os senhores Valdemar Galdino Naziazeno, Adalberto Fulgêncio dos Santos, Roldão Guedes, Manoel Torres Filho, Teófilo Calixto, José Guedes Francisco Barbosa e outros lutaram incansavelmente para a sonhada emancipação”, disse.

Sua emancipação política se deu em 24 de abril de 1959, sendo instalada em 8 de maio do mesmo ano, ficando desmembrada de João Pessoa e formando o município de Alhandra.

“Desde que cheguei a Alhandra só tenho encontrado hospitalidade. Vejo um povo lutador e honesto que quer o engrandecimento de Alhandra. Hoje o município conta com indústrias e um comércio forte, tem boa agricultura e nossa luta é para levar cada vez mais melhorias para aquele povo”, disse ele.

Branco lembrou ainda que já foi vereador, presidente da Câmara e prefeitos por duas vezes em Alhandra. “Fui tudo isso graças ao reconhecimento do povo pelo nosso trabalho em defesa do nosso município”, afirmou.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas