João Pessoa, 23 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
susto

Vulcão entra em erupção no Chile e 4.000 pessoas deixam suas casas

Comentários: 0
publicado em 23/04/2015 às 09h45
atualizado em 23/04/2015 às 06h46

O vulcão chileno Calbuco, situado a 1.000 quilômetros ao sul de Santiago, voltou a entrar em erupção nesta quinta-feira, a segunda vez em poucas horas, mantendo o alerta vermelho decretado na região pelas autoridades do país. A nova erupção ocorreu por volta de 1h00 do horário local (mesmo horário de Brasília), informaram o Serviço Nacional de Geologia e Mineração e o Observatório de Vulcões dos Andes do Sul, que recomendaram a manutenção da área de restrição de vinte quilômetros de distância do vulcão.

“As autoridades chilenas continuam atentas e informarão sobre qualquer mudança apresentada na atividade do vulcão”, indicaram os dois órgãos em comunicado divulgado na internet. A inesperada erupção do Calbuco, 43 anos depois da última atividade registrada, representa uma “alta ameaça para a população” e as autoridades decretaram alerta vermelho nas localidades de Puerto Varas e Puerto Montt. De acordo com os especialistas, o risco maior não é decorrente da lava ou das rochas que o vulcão expele, mas sim da fumaça que é tóxica e pode provocar sérios problemas pulmonares e respiratórios.

Mais de 4.000 pessoas já foram evacuadas das cidades de Ensenada, Alerce, Colonia Río Sur e Correntoso, na região dos Lagos, informou o Ministério do Interior, apesar de mais de 60.000 habitantes viverem na região afetada pela erupção do vulcão. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de exceção por catástrofe na província de Llanquihue e no município de Puerto Octay Esta decisão permite que as forças armadas sejam convocadas para colaborar nos trabalhos de evacuação das pessoas que habitam em uma área de 20 quilômetros ao redor do maciço montanhoso onde fica o vulcão..

O Ministério do Interior determinou um toque de recolher entre às 23h45 locais de ontem e às 9h00 desta quinta-feira nas localidades de Puerto Montt, Puerto Varas e Puerto Octay para evitar roubos nas centenas de casas e lojas que ficaram vazias após a evacuação. As autoridades também suspenderam as aulas por tempo indeterminado.

O vulcão Calbuco, situado a 2.015 metros acima do nível do mar, não entrava em erupção desde 1972, mas os geólogos consideram o Cabulco perigoso devido a sua constituição geológica e sua proximidade com áreas urbanas.

Veja

Leia Também