João Pessoa, 20 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em Taiwan

Tremor com alerta de tsunami entulha carros e balança prédios

Comentários: 0
publicado em 20/04/2015 às 09h22
(Foto: Taipei Fire Department/Handout via Reuters )

Um forte tremor atingiu Taiwan nesta segunda-feira (20), com epicentro no mar, a mais de 70 km da cidade de Hualien, segundo informou o Serviço Meteorológico Central da ilha. Uma pessoa morreu em um incêndio após o tremor.

Após o terremoto, de acordo com a Reuters, um alerta de tsunami chegou a ser emitido pela Agência Meteorológica japonesa, mas foi anulado minutos depois.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor teve magnitude 6.4. Já o canal público japonês “NHK” disse terremoto teve 6,8 graus de magnitude.

Muitos taiuaneses sentiram o terremoto, que foi percerbido também em nível subterrâneo no metrô de Taipé, a capital, embora os maiores tremores foram sentidos em edifícios altos, onde o terremoto movimentou móveis e lâmpadas e causou leves danos em algumas fachadas.

No distrito de Xinchuang, nos subúrbios da capital (Novo Taipé), uma pessoa morreu e duas pessoas ficaram feridas em um incêndio em um apartamento após a explosão de um transformador elétrico, poucos minutos depois do terremoto, segundo a Reuters.

Em Taipé se registrou uma avaria em uma torre de estacionamentos devido ao terremoto e vários automóveis ficaram presos.

O metrô e o sistema ferroviário foram interrompidos por alguns minutos, mas retomados com normalidade e só se aconteceram leves atrasos.

Taiwan está localizada em uma zona sísmica onde são frequentes os terremotos de mais de 5 graus na escala Richter. O terremoto mais devastador dos últimos anos ocorreu no dia 21 de setembro de 1999, de 7,6 graus, e causou a morte de mais de 2.400 pessoas.

Leia Também