João Pessoa, 11 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no panamá

Dilma tem encontro com Obama neste sábado

Comentários: 0
publicado em 11/04/2015 às 11h16
atualizado em 11/04/2015 às 08h18

A presidente Dilma Rousseff se reunirá na tarde deste sábado (11) com o colega norte-americano Barack Obama em meio às atividades da VII Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá. Ao londo do dia, Dilma fará discursos em sessões plenárias e participará de almoço com chefes de Estado e de governo dos 35 países do continente americano. A previsão é que ela retorne ao Brasil nesta noite.

Dilma chegou ao Panamá no início da tarde desta sexta (10) e durante o dia teve série de encontros com presidentes sul-americanos – Cristina Kirchner (Argentina), Juan Manuel Santos (Colômbia) e Enrique Peña Nieto (México). Além disso, ela se reuniu com o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, e participou do Foro Empresarial das Américas, no qual defendeu as medidas de ajuste fiscal que o governo tem adotado para reduzir gastos e reequilibrar as contas públicas.

Após o vazamento de denúncias de que líderes mundiais, incluindo Dilma e a chanceler alemã Angela Merkel, haviam sido alvos de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos, as relações entre os governos brasileiro e norte-americano ficaram estremecidas. A presidente brasileira cancelou, em setembro de 2013, uma visita de Estado que faria a Washington.

Na última terça (7), o chefe do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Ministério das Relações Exteriores, Paulino Franco, disse que Dilma e Obama discutirão temas da agenda bilateral (que interessa aos dois países) e assuntos relacionados à cúpula.

No ano passado, após Dilma ser reeleita, ela conversou por telefone com Obama. Na ligação, segundo o Palácio do Planalto, a presidente brasileira disse ter “todo interesse” em estreitar as relações do Brasil com os Estados Unidos. Em entrevista à agência de noticias Bloomberg, Dilma afirmou na semana passada que fará visita ao país norte-americano neste ano, em data ainda não definida.

Dia de cúpula
Conforme a agenda oficial da presidente, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Dilma participará neste sábado, a partir das 11h (horário de Brasília), da I Sessão Plenária da cúpula, no Centro de Convenções Atlapa, na Cidade do Panamá.

Após a sessão, a presidente posará para a foto oficial ao lado dos presidentes dos países americanos e, sem seguida, eles seguirão para o Retiro de Chefes de Estado e de Governo, no mesmo centro de convenções.

Ainda de acordo com a agenda oficial, os presidentes almoçarão juntos após o retiro. A programação prevê ainda às 17h (horário de Brasília) a II Sessão Plenária da Cúpula das Américas e, em seguida, a cerimônia de encerramento do encontro. Conforme o Palácio do Planalto, Dilma retornará ao Brasil às 20h30 (horário de Brasília).

Cúpula das Américas
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o tema da Cúpula das Américas deste ano é “Prosperidade com Equidade: o desafio de cooperação nas Américas”. O Itamaraty informou também que este tema reflete a “preocupação” dos países com a cooperação para o desenvolvimento e a inclusão social no continente.

A cerimônia de abertura da cúpula ocorreu na noite desta sexta, no Centro de Convenções Atlapa, na Cidade do Panamá. Após o evento, no qual Dilma não discursou, a presidente seguiu para o Complexo Monumental de Panamá La Vieja, onde o presidente do país, Juan Carlos Varela Rodrigues, ofereceu jantar aos chefes de Estado e de governo que participam da cúpula.

G1

Leia Também