João Pessoa, 09 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mudanças

Semob implantará binário para melhorar tráfego no Centro

Comentários: 0
publicado em 09/04/2015 às 09h11
atualizado em 09/04/2015 às 06h12

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai implantar, ainda neste primeiro semestre, um binário na área central da cidade e uma nova interligação de avenidas no bairro da Torre. O objetivo da iniciativa é otimizar a fluidez do tráfego e por fim a trechos de conflito, além de criar novos acessos ao Parque Solon de Lucena, aumentando, inclusive, a segurança dos pedestres.

O binário no Centro, que faz parte da política de investimentos do prefeito Luciano Cartaxo na melhoria da mobilidade da Capital, será formado pelas avenidas Monsenhor Walfredo Leal e Dom Pedro I. “O binário vai melhorar a circulação não apenas das avenidas Walfredo Leal e Pedro I, mas em todo o seu entorno, porque o tráfego ocorre com muito mais agilidade e também mais segurança. Vamos praticamente eliminar a retenção que se formava próximo à Praça da Independência pelos veículos que vinham da Epitácio Pessoa indo ao Centro, assim como uma antiga manobra em ‘X’ que existe na confluência das avenidas Monsenhor Walfredo Leal e Epitácio Pessoa”, destaca o superintendente da Semob, Roberto Pinto.

Como vai ficar – Com o novo binário, os veículos que seguem pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Centro, passando pela Rua João Bernardo de Albuquerque (em frente à Mortuária São João Batista), seguirão pela Avenida Monsenhor Walfredo Leal e Odon Bezerra, que terão o seu sentido de circulação invertidos em direção à Avenida Visconde de Pelotas, em mão única. Com isso, será incentivado que apenas os veículos que tenham como destino final a Lagoa ou os estabelecimentos no seu entorno circulem no anel do Parque Solon de Lucena, melhorando assim o tráfego no local.

Já a Avenida Dom Pedro I, atualmente com circulação no sentido Praça da Independência em direção ao Centro (em alguns trechos opera em mão dupla), vai operar no sentido inverso, em mão única, da Avenida Visconde de Pelotas seguindo até a Praça da Independência. O canteiro central no cruzamento com a Avenida Maximiano de Figueiredo será retirado, permitindo aos veículos seguirem em frente pela Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, que receberá pavimentação asfáltica até a Avenida Rui Barbosa, na Torre, sendo uma rota alternativa à Avenida Epitácio Pessoa, que é bem mais movimentada.

Essa mudança visa oferecer uma rota alternativa à Avenida Epitácio Pessoa, interligando com outras ruas e avenidas já existentes, como Juarez Távora, Júlia Freire, Silvio Almeida, Hermenegildo Di Lascio, entre outras, distribuindo melhor o tráfego.

Sinalização – As avenidas que formarão o binário terão a sinalização vertical e horizontal modificadas indicando a mudança da circulação. As ruas que as interligam também receberão nova sinalização viária, garantindo a segurança para quem circula no trecho.

Além do binário, as ruas Corinto Rosas, Clemente Rosas e a subtenente Manuel Gato serão pavimentadas e também receberão nova sinalização. Com a medida, os corredores Epitácio Pessoa (acesso da Avenida Juarez Távora), Beira Rio e Dom Pedro II serão interligados, oferecendo uma excelente alternativa de deslocamento ao destino desejado.

Obras – A modificação no trânsito irá ocorrer após a conclusão das obras de pavimentação e remoção de canteiros por parte da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), além do serviço de sinalização vertical e horizontal.

Antes da implantação do binário na área central e da nova interligação no bairro da Torre, a Prefeitura Municipal de João Pessoa irá realizar ampla divulgação para que o processo de mudança ocorra de forma tranquila para os condutores.

MaisPB

Leia Também