João Pessoa, 31 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
da UEPB

Professor da PB é destaque em ranking internacional de cientistas

Comentários: 0
publicado em 31/03/2015 às 15h26
atualizado em 31/03/2015 às 12h28

O professor Rômulo Alves, do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), teve seu trabalho reconhecido em ranking internacional de produção científica – o Cybermetrics Lab, da Espanha – no qual em um universo de cerca de 3 mil pesquisadores brasileiros ele obteve um fator H-Index que o colocou na 362ª posição nacional, com número significativo de publicações de alto impacto.

Este ranking é preparado com base em informações do Google Scholar e reúne milhares de pesquisadores do Brasil que se destacaram por sua produção científica. O ranking é organizado pela métrica “H-Index”, que avalia a produção científica do pesquisador e mede seu grau de impacto, através da citação dos artigos. Um bom fator H-Index indica que o pesquisador tem muitos trabalhos publicados e que vários desses trabalhos são de alto impacto.

Em nível regional, o professor Rômulo é o 13º pesquisador do Nordeste com maior produção científica de alto impacto e o segundo da Paraíba, tendo seus artigos citados em 3.596 publicações. Até o momento, o docente da UEPB publicou, em parceria com outros pesquisadores, um total de 156 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, além de ter editado e publicado vários livros e capítulos de livros.

Rômulo Alves é um dos editores-chefe da revista Ethnobiology and Conservation e faz parte do Corpo Editorial do Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine e da revista Amphibian & Reptile Conservation. Sua linha de pesquisa principal é a Etnozoologia e seus artigos abordam temas como uso e conservação de espécies animais, comércio de animais silvestres, etnoecologia, atividades cinegéticas e zooterapia.

O ranking

O webometrics é o maior ranking acadêmico de instituições de ensino superior do mundo. Desde 2004, a cada seis meses um levantamento independente sobre o exercício científico é realizado pelo Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol) para a informação multidimensional atualizada e confiável, fornecendo dados sobre o desempenho das universidades de todo o mundo, baseados em sua presença na web e impacto.

O objetivo original do ranking é promover a presença na web acadêmica, apoiando as iniciativas de acesso livre para aumentar significativamente a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para toda a sociedade. Para atingir este objetivo, a publicação de rankings é uma das ferramentas mais poderosas e bem sucedidas para iniciar e consolidar os processos de mudança na academia, aumentando o comprometimento dos acadêmicos e da criação de estratégias de longo prazo extremamente necessárias.

Mais informações sobre o ranking podem ser acessadas no endereço eletrônicohttp://www.webometrics.info/en/node/102.

MaisPB

Leia Também