João Pessoa, 28 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
neste sábado

Frente da Água realiza audiência em Pombal

Comentários: 0
publicado em 28/03/2015 às 15h23
atualizado em 28/03/2015 às 12h24

“A falta de água é um problema que nos une. Hoje é sábado e estamos aqui para ouvir vocês e tentar traçar soluções e diminuir a perda da qualidade de vida que nos atinge com a seca”. Assim, o deputado Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar da Água, abriu a Audiência Pública neste sábado (28) promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na cidade de Pombal.

O evento contou com a presença dos deputados Janduhy Carneiro, Galego Souza, Renato Gadelha, Gervásio Maia e Nabor Wanderley. A audiência também contou com a presença de Amaro Neto, representando o presidente da ALPB Adriano Galdino, diversos vereadores de Pombal e cidades circunvizinhas, assim como representantes da Cagepa, Aesa e do Exército Brasileiro.

Jeová Campos afirmou que a Frente está se mobilizando junto ao Ministério da Integração Nacional para assistir aos municípios no que diz respeito a abastecimento de água. “Estivemos em Monteiro e em Cajazeiras e verificamos como andam as obras de transposição do São Francisco. Essa obra é uma necessidade urgente e vai amenizar a seca que muito nos atinge, mas não podemos de deixar buscar soluções para a convivência com a seca. Esta Frente pretende sair do campo da inércia”, disse o parlamentar.

O deputado Janduhy Carneiro registrou na tribuna a iniciativa da Frente Parlamentar da Água, que saiu do papel e percorre o Estado ouvindo demandas, planejando e buscando soluções. “Visitamos já algumas cidades e o que vimos é preocupante. Temos que lutar para que as verbas cheguem e para que seja finalizada a transposição. A região de Cajazeiras passa por um colapso nos açudes e demais regiões estão próximos. Providências urgentes devem ser tomadas, pois a falta de água reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas”, sentenciou.

Para o deputado Galego Souza, a Frente Parlamentar tem feito um trabalho importante de ouvir a população, técnicos da área e os vereadores que presenciam as audiências. O parlamentar também falou com a falta de água para consumo humano, enquanto existem localidades em que há desperdício de água por maquinário ineficiente. “Acredito que o resultado dessa frente virá. O esforço vai resultar em grandes conquistas no final desse trabalho”, afirmou.

O deputado Renato Gadelha ressalta que um dos pleitos da Frente é lutar para que a gestão do açude Coremas passe a ser da Aesa, já que atualmente quem gerencia o local é a Agência Nacional das Águas (ANA). “Temos buscado soluções emergenciais e a longo prazo. A Paraíba necessita de 10 metros cúbicos por segundo para atender a população do Estado e com os mananciais com baixo volume, o problema de falta de água pode ficar ainda pior” alertou o deputado.

Gervásio Maia falou da importância das audiências itinerantes para dar voz a representantes de diversas cidades para relatarem seus problemas quanto ao abastecimento de água. “Precisamos ainda pautar a bancada paraibana no Congresso Nacional para que leve as reivindicações e traga investimentos para nosso Estado. O primeiro passo foi dado, agora temos que avançar junto ao Governo Federal”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Josivaldo Feitosa, agradeceu a ALPB por levar um assunto tão sério para ser discutido na cidade. “Nossos açudes estão secando. O açude de Coremas está com menos de 17% de capacidade. Ainda por cima, a água do açude ainda está sendo destinada para abastecer cidades do Rio Grande do Norte e lá tem manancial para não depender de açude paraibano”, lamentou.

O gerente regional da Cagepa, Dedé Veras, foi enfático na sua fala. “Se a gente não tiver cuidado com a água, ela vai acabar e podemos ter uma guerra em função desse líquido. Água vai valer mais que petróleo do jeito que o mundo anda”, alertou. Dedé ainda respondeu a várias demandas de vereadores e a população em geral sobre problemas no abastecimento.

César Nóbrega, do Comitê de Convivência com a Seca, alertou para uma série de problemas que ocorrem e a solução seria um modelo produtivo econômico, além de avanços na gestão da água e reeducação no uso da água.

Açude Carneiros em situação critica

Damião de França, técnico da Aesa da regional de Sousa, relatou dados sobre o açude de Coremas, que tem aumentado aos poucos o nível, assim como o açude Carneiros recuperou de 1,7% para 2,5% na sua capacidade. Ressaltou ainda que há captação de água com motores potentes para irrigação de pastos e isso tem dificultado a recuperação do volume dos açudes.

Mais visitas

Após a Audiência Pública, os deputados visitarão o açude Carneiros, na cidade de Jericó, e, em seguida, a visita ocorre no açude Coremas.

MaisPB

Leia Também