João Pessoa, 24 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
operação alvorada

Polícia prende acusados de homicídios e tráfico em Cabedelo

Comentários: 0
publicado em 24/03/2015 às 12h42
atualizado em 24/03/2015 às 11h03

As Polícias Civil, Militar e uma equipe do Corpo de Bombeiros desencadearam na manhã desta terça-feira (24) a Operação Alvorada na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. Na ação, foram apreendidos um notebook, um carregador de pistola calibre 380, duas pistolas calibre 765, duas balanças de precisão e ainda maconha e crack. Duas pessoas foram presas por força de mandado e outra foi detida.

A Operação reuniu um efetivo de 150 homens e mulheres das forças policiais e tinha o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de um grupo suspeito de homicídios e tráfico de drogas nos conjuntos Renascer II, III e IV. De acordo com o delegado seccional de Cabedelo, Ademir Fernandes, as investigações estavam em curso há seis meses e durante os levantamentos feitos em conjunto com a Polícia Militar foi identificada a ação da quadrilha, que agia na região expulsando os proprietários das casas para transformar as residências em pontos de venda de droga, ou então, buscava se capitalizar para a prática de outros crimes.

“Ao iniciar as investigações recebemos relatos da população, que estava se sentindo amedrontada pelo bando. Identificamos que os criminosos queimavam as casas, assassinavam os donos e espalhavam terror pela comunidade. A Polícia Civil de posse desses relatos deu entrada com os pedidos de prisão temporária, o que foi concedido pela Justiça, e desencadeou a Operação Alvorada nesta terça-feira”, disse o delegado.

Ainda segundo Ademir Fernandes, os dois presos são acusados de integrar a quadrilha e de articular o tráfico de drogas, principalmente no Renascer II e III, e recebiam armas e entorpecentes de um presidiário. Eles ainda seriam responsáveis por execuções de proprietários de residências. “Nas nossas investigações encontramos mais de 40 mortes relacionadas às ações criminosas desse grupo. Eles agem desde 2009 e só no ano passado são suspeitos de cometer seis homicídios. Provavelmente mais de 20 famílias foram expulsas de suas casas para que os criminosos usassem as residências”, acrescentou a autoridade policial.

Os presos vão responder por associação criminosa, tráfico de drogas e ainda homicídios. Já o que foi detido responderá por posse ilegal de arma e deverá ser liberado após o pagamento da fiança.

Ações de saturação no Renascer

Para o Major Pablo Cunha, comandante da 6º Companhia Independente de Cabedelo, a ação policial desta terça-feira é só o início de um trabalho de inteligência e investigação. “Queremos ressaltar para a população que nós estamos ocupando todos os espaços da Comunidade Renascer e dos bairros adjacentes, vamos investigar, prender e punir os criminosos que amedrontam os moradores. Hoje demos início com o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão e também com ações de saturação e abordagem. Nosso trabalho ainda não acabou, estaremos presente na comunidade e atentos aos atos criminosos que possam vir a ser cometidos na localidade”, frisou.

A Operação Alvorada contou com a participação do helicóptero Acauã, da Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds). “Vamos continuar com o trabalho de abordagem e de fiscalização na comunidade e para isso a aeronave da Seds é muito importante. Ela nos auxilia pelo ar, identificando possíveis rotas de fuga”, disse o delegado Ademir Fernandes, acrescentando que três pessoas ainda estão foragidas. “Contamos com o apoio da população. Quem é morador da comunidade pode nos ajudar indicando o paradeiro desses criminosos. Basta ligar para o número 197 – o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança, que o sigilo é garantido”, pontuou.

MaisPB

Leia Também