João Pessoa, 22 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SEM ÁGUA

Sertão da PB pode ter colapso durante as festas juninas

Comentários: 0
publicado em 22/03/2015 às 10h17
atualizado em 22/03/2015 às 14h33
Açude de Engenheiro Ávidos

O abastecimento de água em Cajazeiras poderá entrar em colapso dentro de 90 dias caso as chuvas não sejam suficientes para aumentar o volume do açude de Engenheiro Ávidos. A produção de coco no perímetro irrigado de São Gonçalo, em Sousa,  foi drasticamente reduzida e cerca de 2 mil pessoas estão sem trabalho porque não há água para irrigar a plantação.

De uma produção que enchia 10 caminhões/dia, atualmente, apenas três caminhões por semana saem carregados com coco da região. A falta de água também afeta a pesca da região. Antes, a média de peixe era de 70 kg por semana. Atualmente, esse volume baixou para 4 kg.

Esses são alguns dados que vão compor um relatório que será elaborado pela Frente Parlamentar da Água, que encerrou visita ao Sertão ontem, realizando duas audiências públicas, visitas às obras da transposição do Rio São Francisco e a reservatórios de água da região.

Seria a pior seca dos últimos 80 anos e pouco há o que comemorar nests domingo, Dia Mundial da Água. Em Sousa, por exemplo, só haveria água para mais 50 dias. No Rio São Gonçalo, a queda na quantidade de pescado caiu em torno de 95%.

MaisPB

Leia Também