João Pessoa, 21 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
epidemia

Presidente de Serra Leoa ordena confinamento da população para combater o ebola

Comentários: 0
publicado em 21/03/2015 às 14h59

Em mensagem à nação, o presidente da Serra Leoa, Ernest Koroma, proibiu hoje (21) os seis milhões de habitantes do país de saírem de casa entre 27 e 29 de março, de modo a evitar a propagação do vírus ebola. Koroma estendeu a todo o país uma ordem anterior, anunciada quinta-feira (19), que limitava a área de contenção à região de Freetown e às zonas do Norte do país.

“Esta campanha é uma oportunidade para as comunidades participarem diretamente da luta para zerar os casos de ebola, pensarem e orarem pela erradicação da doença no país”, disse Koroma.
Embora seja um país de maioria muçulmana, está previsto um abrandamento das restrições entre 7h e 14h de 29 de março, que coincide com a festa cristã do Domingo de Ramos.

A resolução de quinta-feira foi anunciada após a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmar, um dia antes, que o número de mortes por ebola alcançou 10,2 mil nos três países mais afetados pelo vírus – Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria. São 24.35 mil casos registados.

Desde que a epidemia surgiu na África Ocidental, no Sul da Guiné-Conacri, em dezembro de 2013, a febre hemorrágica matou 3,7 mil pessoas em Serra Leoa. A doença é transmitida por contacto direto com o sangue, secreções ou fluidos corporais de pessoas infectadas. Ainda não existem tratamento ou vacina certificada.
Agência Lusa

Leia Também