João Pessoa, 16 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
não vale para pmjp

Vereador quer o fim da obrigação de obras de arte em prédios públicos

Comentários: 0
publicado em 16/03/2015 às 15h52
atualizado em 17/03/2015 às 06h03

O vereador Raoni Mendes (PDT) apresentou, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um projeto de Lei que adéqua a legislação sobre a obrigatoriedade de obras de arte nas edificações na Capital. A proposta prevê o fim da exigência para as obras de prédios públicos estaduais e federais.

A matéria altera a Lei Ordinária Municipal n° 5.738/88 sobre a obrigação de obras de arte nas construções públicas, devido a incompatibilidade em contratar artistas através de licitações. A exigência, porém, permanece para o caso de edificações de competência municipal, portanto, a arte a ser integrada deve ter como comissão julgadora durante processo de licitação, representantes da Secretaria de Educação e Cultura do Município, da Associação de Artistas Plásticos Profissionais da Paraíba (AAPP), por elas indicados, pelo proprietário do edifício, pelo responsável da realização do projeto arquitetônico, ou outros representantes devidamente autorizados por procuração.

Segundo Raoni Mendes, a proposta foi feita com atenção às decisões do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considera incompatível a lei municipal existente com a lei federal sobre os processos de licitações. “A modificação encerra a incompatibilidade e, portanto, finaliza a questão jurídica suscitada no âmbito do TCE, pois não tenho dúvidas de que a incorporação de obras de arte nos projetos de construção dos prédios localizados na cidade de João Pessoa tem contribuído, em muito, para o embelezamento das obras e para a valorização dos artistas da terra”, disse o parlamentar.

Por considerar uma exigência que diferencia as construções de João Pessoa, está mantida a determinação legal de que toda construção pública de competência municipal ou privada com área superior a 2.000 m², que vier a ser edificada na Capital, deverá conter, em lugar de destaque e de fácil visibilidade, obra plana ou tridimensional compatível com a área e dimensão da construção.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas