João Pessoa, 27 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Tráfico de Drogas

Polícia prende mais cinco traficantes em comunidade de JP

Comentários: 0
publicado em 27/02/2015 às 17h46
atualizado em 27/02/2015 às 14h49

Foram presas mas cinco pessoas pela Polícia Civil da Paraíba na noite desta quinta-feira (26) pela Operação Esbulho, realizada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE). A ação policial, que teve o apoio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB) do Ministério Público, já soma 15 envolvidos na expulsão de moradores de casas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, no bairro do Cristo, em João Pessoa, para a comercialização de drogas.

Mauricio José da Silva, 25 anos; Washington Oliveira dos Santos e Joanderson Neves Nunes foram presos por cumprimento de mandado de prisão também na comunidade Boa Esperança no início da noite DE quinta-feira (26).

De acordo com o delegado Allan Terruel, titular do GOE, Joanderson é suspeito da autoria de homicídios. Já Washington Oliveira é apontado como traficante. Um motorista de táxi também foi preso em flagrante, além de uma mulher.

“O motorista de táxi é também vigilante e deu fuga a pessoas que estavam sendo procuradas pela Polícia na manhã de ontem, quando a operação começou, e foram presas à noite. Ele também fazia o transporte dos traficantes no dia-a-dia, levando a droga. Com a mulher foi encontrada uma pistola calibre 38, maconha e ainda dinheiro”, explicou Terruel.

Dez mandados de prisão foram cumpridos na manhã da operação, entre eles o do apenado da Penitenciaria Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1), Djanilson Meireles de Lima, de 28 anos. “Ele estava preso por homicídio e seria a pessoa que chefiava o grupo. A operação foi muito importante porque prendeu todos os principais membros do tráfico na localidade, pessoas que guardavam as chaves das casas e outros que expulsavam os moradores”, explicou Terruel.

De acordo com as investigações, o esquema criminoso era coordenado de dentro do presídio por meio de ligações telefônicas ou informações repassadas pela mulher do apenado aos membros da quadrilha, que obrigavam as famílias a deixarem suas residências e depois revendiam os imóveis. Com dinheiro, os envolvidos compravam drogas para abastecer o tráfico em vários bairros de João Pessoa. Algumas casas também eram usadas pelos criminosos como ponto de venda de entorpecentes na comunidade. A polícia acredita que pelo menos 30 famílias teriam sido vitimas destes criminosos.

Todos os acusados foram ouvidos, inclusive o apenado Djanilson. Os presos em flagrante foram encaminhados para o Sistema Prisional e aqueles por mandado de prisão estão na Central de Polícia, bairro do Varadouro, à disposição da Justiça.

 MaisPB

Leia Também