João Pessoa, 21 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ONG´s

TJDF suspende vaquejada prevista para este fim de semana em Planaltina

Comentários: 0
publicado em 21/02/2015 às 14h56
atualizado em 21/02/2015 às 12h02

O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do TJDFT, concedeu liminar para suspender a disputa de uma vaquejada prevista para este final de semana no Parque Vaquejada Maria Luiza, em Planaltina, no Distrito Federal. A decisão também determinou a proibição de outros eventos semelhantes no local, sob pena de multa de R$ 1 milhão, caso haja descumprimento. Cabe recurso.

A ação foi movida pela ONG BSB Animal Proteção e Adoção, que alegou que os animais eram submetidos a maus-tratos durante as vaquejadas. A 9ª Vaquejada de Planaltina estava marcada para começar às 15h deste sábado e iria até este domingo. Cerca de 400 pessoas estavam inscritas para participar do rodeio.

O organizador do evento, José Barbosa de Araújo, negou a denúncia de maus-tratos e afirmou que vai recorrer da decisão. “Comuniquei ao meu advogado e ele está correndo atrás para conseguir a liminar”, afirmou. “Pelo menos no Parque Maria Luiza não acontecem maus-tratos com os animais, o que eles estão alegando é que damos choque nos bois, batemos com paus, mas lá em casa a gente não aceita que isso aconteça.”

Na ação, o juiz informa que não é possível afirmar que haja maus-tratos sem análise detalhada, mas que decidiu suspender o evento para preservar a integridade física dos animais. “Portanto, a controvérsia sobre o tema e o risco à integridade física dos animais que participarão da prática impõe a suspensão do evento, ressaltando que a conclusão definitiva a respeito da existência ou não de maus tratos exige o exercício do contraditório bem como instrução processual.”

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas