João Pessoa, 03 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FUTEBOL

Barcelona repudia investigação sobre contratação de Neymar

Comentários: 0
publicado em 03/02/2015 às 15h37
atualizado em 03/02/2015 às 12h42
Craque brasileiro é acusado de estupro (Foto: divulgação)

Nesta terça-feira, o Barcelona divulgou uma nota oficial em seu site repudiando as investigações contra o clube por supostamente cometer crimes durante a contratação de Neymar.

No comunicado, os catalães alegam “surpresa, indignação e total desacordo” com a fiscalização sobre o clube e seu ex-presidente Sandro Rosell. O Barcelona disse já ter comprovado sua inocência, apresentando toda a documentação solicitada em diversas ocasiões judiciais.

O time também entra em desacordo com ações contra o atual presidente, Josep Maria Bartomeu, convocado pelo juiz Pablo Ruz, da Audiência Nacional da Espanha, para depor como réu na próxima sexta-feira no caso de sonegação fiscal na contratação do atacante brasileiro, sobre o qual o clube também terá que responder como pessoa jurídica.

Ruz formalizou a acusação atendendo a um pedido feito ontem pela promotoria, que acusa Bartomeu de sonegar cerca de 2,8 milhões de euros em impostos – segundo cálculos da Receita espanhola.

O magistrado rejeitou, no entanto, como também lhe foi solicitado ontem pelo promotor José Perals, determinar que esses fatos sejam investigados à parte da causa principal, na qual já foram acusados o Barcelona e o ex-presidente do clube Sandro Rosell, por entender que essas diligências podem ser praticadas “sem demora”.

Segundo a Receita, o Barcelona deixou de pagar, no ano de 2014, 2,6 milhões de euros referentes aos 5 milhões de um “contrato de reconhecimento de descumprimento do contrato de 2011” pelo clube, assinado no dia 3 de junho de 2013. Segundo esse compromisso, a direção reconhecia a obrigação de pagar 40 milhões de euros por Neymar. A esse contrato foi acrescentado, em 31 de julho do mesmo ano, uma cláusula de modificação das datas de pagamento, estabelecendo-se como última parcela esses 5 milhões para 30 de janeiro de 2014.

Segundo o promotor, o Barcelona estaria então obrigado, em 2014, a fazer o desconto equivalente em impostos, pois o jogador já era residente tributário na Espanha naquele ano, e segundo a Receita o clube não quitou o valor correspondente, avaliado em 2,6 milhões.

Além disso, Perals indicou que o Barça também deixou de pagar, em 2014, 234 mil euros dos 900 mil por temporada de um contrato de imagem do atacante e outros 11,7 mil euros pelos 22,5 mil de comissão ao agente de Neymar, que é o próprio pai do jogador.

Todas essas quantias somam 2,8 milhões sonegados em 2014 “à Fazenda Pública pelo FC Barcelona e por seus atuais dirigentes, sendo o presidente do clube Josep Maria Bartomeu”, frisou o promotor em seu relatório.

Segundo a Receita espanhola, pela contratação de Neymar o clube pagou pouco mais de 82,74 milhões de euros, incluindo vários termos que serviram para contratá-lo e que se mesclaram com outros documentos, pelos quais o Barcelona teria que pagar agora aos cofres públicos espanhóis cerca de 12 milhões de euros.

Desta maneira, a contratação do brasileiro custou à equipe catalã um total de 94,8 milhões euros, explicou a Receita.

Confira um trecho da nota divulgada no site do Barcelona:

O Barcelona espera que o juiz que cuida do caso não aceite as acusações do Tesouro nacional, e que perceba que todas as situações descritas no processo de transferência do jogador sejam analisadas como atos realizados sem o intuito de violar a lei.

O Barcelona anuncia que, mantendo a seriedade e se guiando pela prudência, atuará com toda a firmeza e recursos legais para continuar defendendo os interesses do clube e de seus sócios. Assim, o Barcelona não permitirá que nenhuma situação manche a imagem do clube ou diminua e desprestigie uma transferência que considera histórica e estratégica.

Terra

Leia Também