João Pessoa, 29 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPINA GRANDE

Prefeito Romero Rodrigues inaugura nova sede do Albergue Irmã Porto

Comentários: 0
publicado em 29/01/2015 às 16h46
atualizado em 29/01/2015 às 13h50

A nova sede da Unidade de Acolhimento Irmã Porto (Albergue Irmã Porto) foi entregue na manhã desta quinta-feira, 29, pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. A unidade, que antes funcionava no bairro da Liberdade, agora está localizada na rua João da Mata, 743, centro. No local são acolhidos moradores de rua, na faixa etária entre 18 e 59 anos, que recebem os cuidados necessários. Profissionais especializados desenvolvem ações efetivas, destinadas ao restabelecimento de vínculos familiares e a própria perspectiva de autonomia individual do albergado.

A solenidade foi prestigiada por diversas lideranças comunitárias, além do deputado estadual eleito, Tovar Correia Lima. Participaram ainda vereadores, secretários municipais e representantes de diversos segmentos sociedade civil organizada. A cerimônia foi aberta com um discurso do secretário municipal de Assistência Social (Semas), João Dantas.

Dantas ressaltou o empenho do governo municipal em desenvolver ações em favor dos que mais precisam. “De fato, esta administração volta sua atenção para os excluídos, os abandonados e carentes em geral”, afirmou. O secretário acrescentou que o albergue dispõe de localização privilegiada, ficando no centro da cidade, onde, geralmente, moradores de rua necessitam de assistência social por parte do município.

Ao final do seu pronunciamento, o secretário entregou exemplares do Estatuto do Idoso e do Estatuto da Criança e do Adolescente ao prefeito Romero Rodrigues. A Semas também lançou duas cartilhas, com o conteúdo dos estatutos, para distribuição junto à comunidade carente do município.

Durante a solenidade o prefeito Romero Rodrigues fez um rápido balanço administrativo, mostrando os avanços de Campina Grande em setores como de infraestrutura, obras em favor da mobilidade urbana, construção de casas populares, municipalização de hospitais e outras iniciativas.

Sobre o albergue Irmã Porto, Romero Rodrigues disse se tratar de um “espaço de resgate da cidadania de pessoas antes totalmente excluídas e abandonadas”, mas que, agora, contam com o apoio da municipalidade, visando encontrar um novo rumo em suas vidas.

“Atendemos, assim, a um clamor da própria sociedade, mesmo porque a unidade fica instalada em um trecho central da cidade, o que vai contribuir para o pleno desenvolvimento das suas finalidades”, garantiu o prefeito. Ele destacou ainda que ações e obras, no campo social, estão sendo realizadas por todos os recantos da cidade.

De acordo com o secretário executivo da Semas, Rubens Nascimento, a casa destinada a atender moradores de rua conta com o trabalho de aproximadamente dez profissionais, entre psicólogos, assistentes e educadores sociais. “Na casa estas pessoas desfrutam de pernoite, alimentação, banho e vestuário. Também são feitos encaminhamentos, relativos a cada situação, como ações de resgate familiar e até contatos com outros municípios”, afirmou.

Segundo Rubens, a unidade tem condições de abrigar cerca de trinta pessoas. O albergue também funciona em articulação com o Centro de Referência Especializado para População de Rua (POP), um programa voltado à população de rua, cuja sede fica localizada nas proximidades da Feira Central. Quem desejar manter contatos com a Semas, para o encaminhamento de alguém em situação de vulnerabilidade, deverá manter contato pelo fone 3310-6275.

O deputado estadual eleito, Tovar Correia Lima, também parabenizou o governo municipal pelas ações no campo social. Lembrou que, especialmente ao longo desta semana, a população testemunhou muitas iniciativas nesse campo, a exemplo da entrega de unidades do CRAS e o avanço em programas sociais. “Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento e a plena valorização da cidadania”, pontuou o parlamentar.

MaisPB

Leia Também