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Lei da Fila: 19 bancos são autuados em JP

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publicado em 05/04/2019 às 16h40
atualizado em 05/04/2019 às 15h46
Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) realizou, em quatro dias, 61 autuações para 19 agências bancárias.  A operação objetiva o cumprimento da Lei das Filas nas unidades bancárias da Capital. O Procon-JP também está lavrando auto de constatação para os consumidores.

Os bancos, juntamente com telefonia, água e energia elétrica aparecem como os campeões de reclamações no ranking das 10 empresas mais demandadas no SAC do Procon-JP, que nos três primeiros meses de 2019 registrou 3.010 atendimentos. “Os bancos sempre constam entre as empresas mais reclamadas em nosso SAC. O mesmo ocorre através do 0800-083-2015, que tem média diária de 30 ligações”, informou o secretário Helton Renê.

Ele acrescenta que as operações de fiscalização se pautam, principalmente, no espelho refletido pelo SAC do Procon-JP.

“Nós sempre fazemos campanhas educativas e preventivas sobre a legislação específica de cada segmento e as operações de fiscalização. Agora estamos inspecionando os bancos e, em seguida, vamos voltar nossa atenção para outros setores, como sempre fazemos durante o ano. Também estamos nos preparando para inspeções a lojas e supermercados”, disse Renê.

A fiscalização que está ‘acampando’ diariamente nas agências bancárias, públicas e privadas, começou no dia 2 de abril e vai até a próxima semana. Os fiscais do Procon-JP estão averiguando o cumprimento da Lei das Filas –  cujo atendimento está previsto em até 20 minutos em dias normais, 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais e em 35 minutos em dias atípicos, como véspera e o dia seguinte a feriados.

O descumprimento à legislação prevê multas e cancelamento do alvará de funcionamento em caso de uma terceira reincidência.

Sobre o auto de constatação para os consumidores, Helton Renê explica que isso ocorre devido a algumas agências bancárias não estarem fornecendo a senha, em papel, da hora de chegada do consumidor que precisa de atendimento nos caixas. “Estamos lavrando os autos de constatação para quem estiver na fila e desejar o documento do tempo de permanência na agência bancária”, afirmou.

MaisPB

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