João Pessoa, 26 de fevereiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
joão pessoa

Semob define plano para as Muriçocas

Comentários: 0
publicado em 26/02/2019 às 16h23
atualizado em 26/02/2019 às 14h40
Bloco Muriçocas do Miramar

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) definiu o plano de mobilidade para o desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que acontece nesta quarta-feira (27). Devido ao posicionamento de palcos na Rua Tito Silva e ao desfile de estandartes no Miramar, haverá o bloqueio das vias no entorno da Praça das Muriçocas. Também haverá aumento na frota de ônibus e nas viagens, para atender à maior demanda.

Um contingente de 120 agentes de mobilidade da Semob-JP estará distribuído nos pontos fixos de bloqueio definidos no plano desenvolvido pela Diretoria de Operações (Diope). Eles também estarão em viaturas para monitorar o fluxo de veículos em toda a extensão da Via Folia, na Epitácio Pessoa, bem como no entorno da concentração dos foliões, na Praça das Muriçocas.

Bloqueios – A Rua Tito Silva será bloqueada já nesta terça-feira (26), a partir das 21h, para montagem dos palcos na Praça das Muriçocas e na altura da Farmácia Pague Menos.

Na quarta-feira (27), dia do desfile, os bloqueios acontecerão a partir da chegada dos foliões. Na Epitácio Pessoa, o bloqueio terá início após o cruzamento com a Rua João Domingos, avançando de acordo com o aumento do número de pessoas e com o deslocamento dos trios elétricos. A Semob-JP trabalha com sistema de bloqueios gradativos com o intuito de reduzir a interferência no fluxo normal.

Todo o entorno da Praça das Muriçocas também receberá bloqueios para a segurança dos participantes. Estarão totalmente fechadas as ruas Carlos Barros, Tito Silva e Hilda Coutinho Lucena. Os trechos das ruas Nevinha Cavalcante e José Liberato localizados entre as ruas João de Pessoa e Manuel Gualberto também estarão fechados.

A Rua Angelina Baltar (Rua do Capim), ao lado do supermercado Pão de Açúcar, será bloqueada para o tráfego de veículos, servindo de estacionamento de viaturas em serviço.

Desvios – A Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) é a opção para quem estiver no Cabo Branco e quer chegar aos bairros Tambaú, Manaíra e Bessa. Isso poderá ser feito pela Rua Wandick Filgueiras (lateral ao Espaço Cultural). A via leva o condutor até a Epitácio Pessoa, permitindo seu cruzamento para acesso à Ruy Carneiro.

A Ruy Carneiro é o acesso para quem está em Tambaú e deseja ir ao Cabo Branco ou Altiplano. A orientação é dobrar à direita no Jardim Luna e cruzar a Ruy Carneiro a partir da Rua Casimiro de Abreu. A partir daí, basta seguir em frente até a Rua João Domingos e seguir rota até a Avenida Beira Rio.

Transportes – Haverá reforço na quantidade de ônibus nos locais de encerramento dos blocos de maior público deste fim de semana, como também no Terminal de Integração do Varadouro (TIV). As 12 linhas do Projeto Tetéu, que circulam no turno da noite, terão duas viagens a mais, passando a fazer o seu itinerário seis vezes entre meia-noite e 4h30 (horários de saída do Terminal de Integração).

Outras seis linhas passarão a circular a noite, fazendo duas viagens com saída às 01h30 e às 2h30. São elas: 116 (Colinas do Sul / Cruz das Armas); 204 (Cristo); 302 (Mangabeira / Cidade Verde); 505 (Bairro dos Ipês); 3200 (Circular) e 5201 (Colinas do Sul / Epitácio – Rangel).

As linhas 5600 (Mangabeira Shopping), 5603 (Mangabeira VII), 5605 (Mangabeira Shopping), realizarão viagens extras até o termino do evento. As linhas 507 (Cabo Branco), 510 (Tambaú), 513 (Tambaú/Bessa) vão operar com frota mínima de 10 veículos, entre 16h e o término do evento.

Itinerários de ônibus – A partir das 17h, com o início da movimentação de trânsito no entorno da concentração dos blocos na Avenida Epitácio Pessoa, as linhas que trafegam no sentido Castelo Branco/Epitácio (bairro/Centro) seguirão pela Presidente Castelo Branco, Rua Tito Silva, Miguel Lisboa, Domingos Mororó, Avenida Beira Rio e Wandick Filgueiras até a Epitácio Pessoa.

No sentido Centro/bairro com destino ao Castelo Branco e bairros da Zona Sul, os ônibus circularão pelas ruas Major Salustino Ribeiro, Deputado Geraldo Mariz, João Domingos e José Liberato, retomando seu itinerário normal.

Os ônibus que circulam no sentido praia – bairros pela Epitácio Pessoa vão poder continuar circulando na avenida até o seu bloqueio total. Haverá um pequeno desvio de rota pelas Rua Giácomo Porto e Hildebrando Tourinho, mas retornando à via principal em seguida. A partir do início do bloco, por outro lado, os ônibus circularão pela Ruy Carneiro. Para isso vão acessar a Rua Helena Meira Lima a partir da Maria Sales, dobrando à direita na Sidney Clemente Dore até a Ruy Carneiro.

Monitoramento – O monitoramento do trânsito será realizado por agentes de mobilidade que operam as câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Para contato de emergência durante os eventos, a população pode ligar para os números (83) 3218-9420 / (83) 98760-2134.

Para dúvidas e informações é possível entrar em contato com a Central de Reclamações e Informações (Cerin) da Semob-JP no telefone: 0800 281 1518; (83) 3218-9330 e (83) 3218-9336, ou pelo Fale Conosco no portal servicos.semobjp.pb.gov.br.

MaisPB

Leia Também