João Pessoa, 31 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MAISTV

PB apresenta redução em homicídios

Comentários: 0
publicado em 31/01/2019 às 12h06
atualizado em 20/05/2019 às 12h01

O Anuário de Segurança Pública da Paraíba divulgado nesta quinta-feira (31) pelo Governo do Estado mostra que houve redução no número de homicídios na Paraíba em janeiro de 2019, quando comparado com o mesmo período de 2018. Neste ano, foram registrados 76 Crimes de Violência Letais Intencionais (CVLI), enquanto em janeiro de 2018, 128 pessoas foram assassinadas.

O feminicídio, crime contra a vida da mulher, também apresentou queda em 2019. Treze mulheres foram mortas em janeiro do ano passado, enquanto este ano quatro mulheres foram vítimas de homicídio neste primeiro mês do ano.

Em João Pessoa, 17 pessoas foram vítimas de CVLI em 2019, oito a menos do que no primeiro mês de 2018, quando foram 25 mortes por homicídio. Campina Grande teve redução significativa: 18 assassinatos em janeiro de 2018 e apenas dois em 2019.

Entre os dados divulgados, o único que apresentou aumento foi o de roubo de veículos em João Pessoa. Ano passado, 76 carros/motos foram roubados, enquanto janeiro de 2019, 88 veículos foram alvo de ação criminosa na Capital.

Os homicídios cometidos com arma de fogo também tiveram queda. De 107 no ano passado, o número caiu quase em 50%, indo para 57.

Assaltos no transporte coletivo de João Pessoa: em 2018, 17 ônibus foram alvos de ações criminosas. Já neste ano, foram registradas nove ocorrências. Em Campina, ocorreram dois casos neste ano, contra 4 em 2018.

As ocorrências de roubo a pessoa também tiveram queda em 2019 na capital, quando 233 pessoas foram assaltadas. Em janeiro do ano passado, 381 foram vítimas de assalto. Os dados de Campina Grande não foram disponibilizados.

Na Rainha da Borborema nove estabelecimentos foram alvos do crime em janeiro de 2019. Ano passado, houve 16 ocorrências similares.

Ataques a bancos: o Anuário da Segurança Pública mostrou redução nos ataques a instituições financeiras. Conforme os estudos, onze bancos foram invadidos no ano passado e só dois foram atacados neste ano.

“A Paraíba foi o único estado que todos esses anos reduziu o número de homicídios”, analisou o governador João Azevêdo, que afirmou que mensalmente haverá discussões entre a equipe de Segurança para definir ações futuras e debater o que foi implantado.

Centro de Monitoramento

Um dos maiores problemas ligados a Segurança Pública na Paraíba é o ataque a agências bancárias.  No 1º Anuártio de Segurança Pública, divulgado hoje o governador João Azevêdo (PSB) afirmou que a criação do Centro de Monitoramento e Controle irá ajudar na redução das investidas dos criminosos.

“Você terá todos os órgãos da Segurança interligados. Isso é um passo a mais. Haverá a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal. Também vamos monitorar as caneleiras eletrônicas, em parceria com o CNJ. A resposta dos crimes patrimoniais acontecerá naturalmente”, explicou.

Ainda segundo João, a saída para resolver o problema dos ataques, é investir em inteligência e tecnologia.

MaisPB

Leia Também