João Pessoa, 20 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Assistência

Usuários são orientados sobre medicamentos

Comentários: 0
publicado em 20/01/2019 às 14h31
atualizado em 20/01/2019 às 13h18

A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa oferece um cuidado integral à população, desde os atendimentos médicos até a dispensação dos medicamentos necessários para os tratamentos de saúde. Para a dispensação e orientação do uso correto de medicamentos, a rede conta com a presença de farmacêuticos nas farmácias polo das Unidades de Saúde da Família.

Esses profissionais atuam de diversas formas dentro dos serviços de saúde, começando pelo abastecimento para que não falte o medicamento. Além disso, avaliam os prazos de validade e as condições corretas de armazenamento; orientam a equipe de saúde sobre os medicamentos disponíveis na farmácia; dispensam os medicamentos aos usuários; realizam visitas domiciliares aos pacientes acamados e promovem ações para a população sobre prevenção e tratamentos de doenças.

De acordo com Luciane Costa, gerente de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a dispensação dos medicamentos ao usuário é realizada de forma responsável. “O farmacêutico explica como o medicamento vai agir, quais seus efeitos colaterais, e a importância de seguir ou parar o uso do medicamento. Ou seja, há uma entrega orientada ao paciente”, afirmou.

Atualmente, a Rede Municipal de Saúde conta com mais de 160 profissionais farmacêuticos. Além das farmácias polo, eles também atuam nos hospitais, nas Unidades de Pronto Atendimento, nas policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial. O trabalho é desenvolvido em colaboração com os demais profissionais da equipe de saúde.

Para o farmacêutico Felipe Oliveira, da farmácia polo da Unidade de Saúde da Família (USF) Torre Integrada, a melhor parte de atuar na Atenção Básica é contribuir para a melhoria da saúde da população. “Nós atuamos junto ao usuário na terapia farmacológica e na evolução do tratamento. É satisfatório conversar com cada usuário, fazendo um trabalho terapêutico individualizado e, no final do processo, ver o sorriso no rosto e a gratidão daqueles que obtiveram o controle ou ficaram curados de seus problemas de saúde”, disse.

Farmácias Polo

A população de João Pessoa conta com 51 farmácias polo, distribuídas nos cinco distritos sanitários. Cada uma dessas farmácias atende aos usuários das Unidades de Saúde da Família de determinada região e tem a presença de um farmacêutico para dispensar o medicamento de forma segura e responsável.

A distribuição dos medicamentos é monitorada pelo sistema informatizado Nuage, desenvolvido por técnicos da SMS, que possibilita o rastreamento de todo o medicamento na rede, o que ampara a aquisição de insumos, assim como monitora a dispensação dos medicamentos aos usuários, evitando duplicidade de dispensas.

Para ter acesso aos medicamentos, é necessário ir até uma das farmácias polo e apresentar cartão do SUS, documento com foto, CPF e receituário médico em duas vias para que seja realizado o cadastro no sistema.

Dia do Farmacêutico – Neste domingo, 20 de janeiro, é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.

MaisPB

Leia Também