João Pessoa, 08 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DISPENSADOS

Petrobras muda diretores indicados no governo do PT

Comentários: 0
publicado em 08/01/2019 às 11h24

A saída de Solange Guedes da diretoria de exploração e produção da Petrobras representa o fim de um ciclo na companhia.

Menos de uma semana após tomar posse, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, já mudou quatro dos sete diretores da companhia e dispensou todos os remanescentes da gestão Aldemir Bendine.

Segundo uma fonte, a troca de cadeiras é uma tentativa de Castello Branco de tirar de cena todos os executivos que ascenderam ao longo dos governos do PT e se dissociar completamente de qualquer passado petista.

O novo presidente da estatal foi conselheiro da estatal entre 2015 e 2016, indicado pela União, durante o governo de Dilma Rousseff.

Funcionários de carreira da Petrobras, Solange Guedes, Jorge Celestino Ramos (ex-diretor de refino e gás) e Hugo Repsold Jr. (desenvolvimento da produção e tecnologia) foram alçados à diretoria da estatal no início de 2015, após a renúncia coletiva dos diretores comandados pela ex-presidente Graça Foster, em meio ao desgaste da credibilidade envolvendo o anúncio de uma baixa contábil no balanço de 2014, de R$ 88,6 bilhões nos ativos da companhia, referentes a sobrepreços.

O trio assumiu então de forma interina. A efetivação veio com a chegada de Bendine. Quando Pedro Parente assumiu a gestão da empresa, optou por preservar Solange, Celestino e Repsold na equipe.

Em seu discurso de posse, na semana passada, Castello Branco disse que um ciclo se encerrava e uma “nova era se iniciava” sob sua gestão.

“As crises foram debeladas e sou grato a todos que participaram dessa reconstrução, principalmente meus dois últimos antecessores, Pedro Parente e Ivan Monteiro. Construiu-se sólida governança corporativa, rigorosas normas de ética e integridade foram implementadas e punidos os criminosos. A Petrobras retomou o acesso aos mercados financeiros e já registrou lucro contábil, embora não econômico. Um ciclo se encerrou. A Petrobras de hoje é muito melhor do que a de 2015. Escapou de ser rebaixada para a segunda divisão, mas ainda há muito o que fazer para ser uma campeã. Uma nova era se inicia”, discursou, na ocasião.

Valor Econômico

Leia Também