João Pessoa, 12 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
caso Odebrecht

Maior grupo financeiro da Colômbia irá ajudar EUA

Comentários: 0
publicado em 12/12/2018 às 19h15
atualizado em 12/12/2018 às 16h16
AFP / YURI CORTEZ

O maior grupo financeiro da Colômbia informou nesta terça-feira que irá colaborar com os Estados Unidos na investigação sobre o escândalo de subornos da Odebrecht, no qual está envolvida uma de suas empresas.

O Grupo Aval revelou em comunicado que “cooperará com a investigação” do departamento americano de Justiça sobre as irregularidades envolvendo a maior obra rodoviária da Colômbia, destinada a unir o centro ao norte do país.

O Aval, liderado pelo banqueiro Luis Carlos Sarmiento – o homem mais rico da Colômbia-, é o principal acionista da Corficolombiana, sócia da Odebrecht na construção da Estrada do Sol 2.

A Promotoria colombiana denunciou o desvio de dinheiro para campanhas políticas locais, assim como o pagamento de subornos para a aquisição do contrato da obra, avaliada em 1,6 bilhão de dólares.

Em 2016, a Odebrecht admitiu à Justiça americana ter pago subornos a políticos colombianos em troca de contratos para obras públicas, uma prática que aplicou em 12 países.

Até o momento, seis pessoas foram condenadas por este escândalo na Colômbia, onde a Odebrecht pagou 32,5 milhões de dólares em propinas.

O caso Odebrecht teve uma reviravolta dramática na Colômbia após a morte, em 8 de novembro, de Jorge Pizano, auditor do consórcio formado pelo grupo brasileiro e a Corficolombiana para construir a Estrada do Sol 2.

Três dias depois, seu filho morreu envenenado com cianureto em uma garrafa d’água encontrada no escritório de Pizano. As duas mortes estão sendo investigadas.

AFP

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas