João Pessoa, 05 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
a partir desta quinta-feira

Internet móvel estará disponível em Cuba

Comentários: 0
publicado em 05/12/2018 às 15h10
atualizado em 05/12/2018 às 12h11
AFP/Arquivos / Adalberto Roque

Cuba, um dos países do mundo com acesso mais restrito e controlado à Internet, oferecerá a seus habitantes, a partir desta quinta-feira, a oportunidade de se conectar do celular, mas com um custo elevado para a população.

“A partir de 6 de dezembro, começaremos a oferecer serviços de Internet em telefones celulares”, disse Mayra Arevich, presidente da estatal de telecomunicação Etecsa.

A Etecsa tinha feito vários testes de 3G nos últimos meses, mas o exame final, no começo de setembro, oferecendo acesso gratuito durante 72 horas a 1,5 milhão de usuários, encontrou “dificuldades de conexão e congestionamento significativo dos serviços de voz e dados, devido à instabilidade de parte da rede”.

A tarifa proposta será de 10 centavos por megabyte – reduzido a dois centavos em portais cubanos -, com pacotes que vão de sete dólares por 600 megabytes a 30 dólares por quatro gigabytes.

O salário médio em Cuba para funcionários públicos (87% da população ocupada) é de 30 dólares.

No fim de 2016, Cuba assinou um acordo com a Google para obter uma conexão mais rápida ao conteúdo da gigante americana. O acesso à Internet não melhorou na ilha desde então: continua limitado, lento e caro.

A maioria dos residentes não tem outra solução a não ser se conectar a pontos de wi-fi públicos, pagando por hora.

AFP

Leia Também