João Pessoa, 03 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
paraíba

Falta de maternidades aumenta mortes de mães

Comentários: 0
publicado em 03/12/2018 às 13h42
atualizado em 03/12/2018 às 15h16

Dos 223 municípios da Paraíba, 116 não realizam partos, sendo 60% dos nascimentos concentrados em Campina Grande e João Pessoa. Os dados são do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), que alerta para a falta de maternidade como a causa do aumento de mortalidade materna no estado. De acordo com o órgão, a maioria das mulheres do interior do Estado tem sido encaminhadas para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).

O estudo do CRM é coordenado pelo vice-presidente do órgão e obstetra Antônio Henriques. Um outro estudo, publicado pela Fundação Abrinq em abril deste ano, a Paraíba é o terceiro estado do Brasil com o maior número de morte de mães. Segundo a pesquisa, a cada 100 mil partos de nascidos vivos, há 87,4 óbitos – número distante da meta de 35 óbitos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o vice-presidente do CRM-PB, o problema se torna mais grave em Campina Grande por concentrar pacientes vindas do interior paraibano e ainda de estados vizinhos. “Há uma estrutura hospitalar insuficiente no interior do estado, com equipes incompletas para a assistência obstétrica. Também houve fechamento de leitos obstétricos nos municípios de pequeno e médio porte. Tudo isso vem contribuindo para o agravamento do problema”, explicou.

Ele acrescentou que Campina Grande precisa urgentemente de outra maternidade pública para que as pacientes possam ser atendidas adequadamente e sem riscos. “Vivemos um problema sério. Apenas uma maternidade pública não é suficiente, não há como atender. Por mais que se reforme, adapte, adeque, jamais teremos condições de abarcar toda essa população que vem para Campina Grande”, disse.

Para discutir este problema,o CRM-PB vai realizar uma audiência pública, na próxima quarta-feira (5), às 14h, na delegacia do Conselho em Campina Grande, com representantes do poderes públicos. Além de debater estes dados, a sessão vai propor uma nova maternidade pública em Campina Grande.

Estudo do CRM-PB

O estudo realizado pelo CRM-PB e intitulado de “Assistência ao parto na Paraíba” foi realizado no mês de outubro deste ano, a partir de dados do Data SUS (Departamento de Informática do Ministério da Saúde) de 2016.

“Constatamos que as pacientes fazem uma verdadeira peregrinação para terem seus bebês. Dos 223 municípios paraibanos, 116 não realizaram nenhum parto no ano de 2016. Ainda temos dados que mostram que 61 municípios fizeram apenas um parto por mês”, afirmou Antônio Henriques. Enquanto isso, João Pessoa e Campina Grande realizaram 58% dos partos do Estado.

O estudo também detalhou o número de leitos nas maternidades das principais cidades paraibanas. João Pessoa possui 287 leitos públicos e Campina Grande, 215. São as duas únicas cidades que possuem UTI materna e neonatal, além de leitos para partos de alto risco.

O vice-presidente do CRM-PB acrescentou ainda que o estudo elaborado pelo conselho será entregue às autoridades competentes logo após a realização da audiência pública, nesta quarta-feira.

MaisPB

Leia Também