João Pessoa, 28 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Música Clássica

Festival recebe Banda 5 de agosto nesta quarta

Comentários: 0
publicado em 28/11/2018 às 08h01
atualizado em 28/11/2018 às 07h21

Mais dois concertos movimentam a programação da tarde do 6º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa nesta quarta-feira (28). A partir das 14h30, a Banda de Música da Cidade de João Pessoa 5 de Agosto se apresenta no Mosteiro de São Bento. Logo após, às 16h, a Primeira Igreja Batista, localizada no Centro da Capital, recebe o grupo Iamaká. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A entrada é gratuita.

Em seu primeiro concerto desta terça-feira (27), o evento recebeu a Orquestra formada por estudantes de 6 a 16 anos, do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), Núcleo João Pessoa, que atende atualmente 140 crianças na capital paraibana. Durante o concerto no Mosteiro de São Bento, os alunos do projeto proporcionaram um momento de muita emoção, tendo todos as crianças tocando flauta doce. O maestro foi Samuel Espinoza.

A estudante Emanuelle Vitória, de apenas 8 anos, destacou sua emoção em participar do Festival e disse que deseja ser influência para outras crianças presentes no concerto. “Esse dia chegou. Tanto eu como meus amigos do projeto nos preparamos muito para participar desse momento e eu estou bastante emocionada. Meu desejo é participar de todas as edições futuras do festival, pois é uma grande honra tocar aqui, em um evento tão grande e importante para João Pessoa”, disse a violinista e aluna do projeto Ação Social pela Música.

A também violinista e participante da ASMJP, Sabrina Kettyli, disse que o projeto contribui bastante para o conhecimento na música erudita. “Meu coração bate muito forte, pois vamos passar para todos aqui o que estamos sentindo através da música”, contou a aluna de 8 anos, que também contou que sonha em viver de música. “Não sei como será meu futuro, mas esse festival é uma porta para meu futuro, que será brilhante”, afirmou Sabrina.

Dando continuidade a programação da tarde do Festival de Música Clássica, a Primeira Igreja Batista recebeu o grupo DuAs e Ravi Shankar Viana, que emocionou o público com músicas de José Orlando Alves, Astor Piazzolla, entre outras. “A nossa apresentação foi bem diversificada, desde obras contemporâneas à música popular. Tenho certeza que o público gostou bastante do concerto”, afirmou Ravi Shankar.

Projeto – O projeto Ação Social pela Música tem quatro unidades em João Pessoa: Unidade 1 (Alto do Mateus), Unidade 2 (Mangabeira), Unidade 3 (Casa da Pólvora), Unidade 4 (Gervásio Maia). Nas duas primeiras os alunos estudam instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Na Casa da Pólvora estudam canto coral e no Gervásio Maia estudam flauta doce. São mais de 300 alunos que participam do projeto.

Sobre o Festival – Sucesso de público e crítica em cinco edições, o Festival conta novamente com um leque de artistas consagrados no Brasil e no exterior. Esses notáveis músicos se apresentam dentro das mais belas igrejas de João Pessoa, a terceira capital mais antiga do país, além de pontos turísticos da Capital Paraibana. Ao todo, serão 20 apresentações, ambientadas no belíssimo cenário das igrejas históricas, como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, Batista e de São Francisco.

Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica estão disponíveis no site: http://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/.

MaisPB

Leia Também