João Pessoa, 16 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
roda de conversa

Evento debaterá empreendedorismo de mulheres

Comentários: 0
publicado em 16/11/2018 às 17h09

Nos preparativos para os “16 dias de Ativismo de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, o Governo do Estado promove uma roda de conversa sobre empreendedorismo, autonomia e empoderamento nesta segunda-feira (19), das 14h às 17h, no Cine São José, em Campina Grande. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac).

A campanha dos 16 dias de ativismo acontece em escala mundial de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. As ações também têm o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.

A roda de conversa em Campina Grande será com a delegada da Mulher de Campina Grande, Maíra Carneiro, a coordenadora do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, Isânia Monteiro, e a coordenadora do Cendac, Valquíria Alencar.

A secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Ana Cláudia Vital, abre o diálogo que reunirá mulheres beneficiadas pelo Cendac e Secretaria da Mulher. Segundo ela, o momento é de união para encontramos saídas de enfrentamento das violências, por meio do fortalecimento de ações empreendedoras.

16 dias de ativismo – Considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, a campanha dos 16 Dias de Ativismo começa na Paraíba no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se estende até o dia 10 de dezembro, passando pelo 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No dia da Consciência Negra, o evento será concentrado no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. Durante o dia inteiro, o governo promove uma feira de serviços com oficinas, espaço para denúncias e atendimento de saúde, numa ação da Secretaria de Desenvolvimento Humano e outras secretarias e entidades do movimento social. À noite, às 20h, será apresentado o espetáculo Auto dos Orixás, do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, marcando a data de enfretamento ao racismo e pela igualdade racial.

No dia 23, durante o I Congresso Brasileiro ElesporElas, no Espaço Cultural, em João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho, a reitora da UFPB, Margareth Formiga, e a médica Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, assinarão o Decreto que institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional para investigar, processar e julgar, com perspectiva de gênero, as mortes violentas de mulheres (feminicídios), ocorridas no Estado.

O evento é uma realização da UFPB e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh). Com o tema “Empoderamento de Mulheres e Masculinidades não Violentas: O papel de Universidades, Poder Público e Movimentos Sociais”, as inscrições gratuitas já estão abertas pelo link 

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas