João Pessoa, 11 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
carreira

Plataforma auxilia jovens a escolher profissão

Comentários: 0
publicado em 11/11/2018 às 14h46
atualizado em 11/11/2018 às 15h02

Seguir uma carreira profissional de sucesso é o sonho de muitos jovens. Mas antes, é preciso escolher a profissão que vão seguir.O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abriu oportunidades por meio de uma plataforma virtual para ajudar essas pessoas na escolha de uma profissão na Indústria. É a proposta do Mundo SENAI.

A ferramenta analisa 92 características socioemocionais do usuário, como: extroversão, amabilidade, autodisciplina, entre outras. Dessa forma, é traçado o perfil profissional e os cursos mais parecidos com a pessoa. A plataforma ainda disponibiliza um guia de profissões sobre as funções dos profissionais da indústria e a média salarial de cada carreira.

O serviço já está disponível em site na internet e aplicativo. Foi apresentado, recentemente, a jovens que participaram de workshops e palestras nas unidades da instituição de todo o País.

Com um contexto de realidade do mercado de trabalho, o Mundo SENAI também possui vagas de emprego e estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos qualificantes. Entre palestras, oficinas, minicursos, visitas a laboratórios e outras didáticas, os participantes são orientados a escolherem as áreas de atuação mais adequadas de acordo com o perfil pessoal.

Na opinião do diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, as características socioemocionais têm papel essencial para o “jovem ter uma boa evolução no mundo do trabalho, até quais são as competências necessárias, faixas de salário, os cursos que ele tem que fazer. E também, de que maneira as profissões estão sendo mais valorizadas, com maior empregabilidade e são mais flexíveis. Tudo isso, ele (jovem) vai encontrar no Mundo Senai”, comenta.

Ele ainda explica qual o tipo de profissional que as empresas buscam nos jovens. “Elas vão buscar profissionais que tenham criticidade, que saibam analisar informações, interpretar dados. Esse certamente será o contexto determinante na atuação das empresas ao preencherem os seus quadros”.

O Mundo SENAI pode ser acessado, na internet, no endereço www.mundosenai.com.br. Também pode ser baixado gratuitamente em forma de aplicativo. Está disponível para smartphones dos sistemas Android e IOS.

MaisPB

Leia Também