João Pessoa, 01 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
189 a bordo

Indonésia acha caixa-preta de avião que caiu

Comentários: 0
publicado em 01/11/2018 às 08h20
atualizado em 01/11/2018 às 06h20
Foto: Pradita Utama / AFP

As autoridades da Indonésia encontraram, nesta quinta-feira (1º), uma caixa-preta do avião da companhia aérea Lion Air, que caiu segunda-feira (29) no mar de Java com 189 a bordo, anunciou o Comitê Nacional de Segurança dos Transportes. Ninguém sobreviveu ao acidente.

As equipes de busca e resgate retiraram a caixa do mar depois de detectar um sinal consistente no dia anterior nas águas do cabo Karawang, perto de Jacarta, onde caiu a aeronave.

“Encontramos uma das caixas-pretas. Não sabemos se é a FDR (que registra os parâmetros de voo) ou a CVR (que registra os sons dentro da cabine”, afirmou o diretor do Comitê, Soerjanto Tjahjono.

Para recuperar as caixas-pretas, que podem ser cruciais para determinar a causa do acidente, as autoridades mobilizaram quase mil pessoas, incluindo dezenas de mergulhadores, além de helicópteros e barcos.

Tjahjono disse que o resultado da investigação completa poderia demorar até seis meses, embora o comitê tenha a intenção de publicar um relatório preliminar em um mês.

Partes da fuselagem da aeronave também foram encontradas. Por enquanto, as equipes de buscas retiraram 56 sacos com restos mortais de pelo menos dez pessoas, segundo os últimos dados da Agência Nacional de Busca e Resgate da República da Indonésia (Basarnas).

O material precisa passar por testes de DNA para que a identificação seja possível. Os serviços de socorro têm a difícil tarefa de separar restos humanos dos fragmentos do avião.

G1

Leia Também