João Pessoa, 25 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PMJP

Programa ‘Ação Asfalto’ chega à marca de 150 km

Comentários: 0
publicado em 25/10/2018 às 15h48
atualizado em 25/10/2018 às 15h51

Lançado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no ano passado, o programa Ação Asfalto acaba de chegar à marca de 150 quilômetros de vias asfaltadas ou recapeadas na cidade. Já são 32 bairros contemplados com as obras que melhoram a malha viária e contribuem para a criação de vias alternativas, diminuindo as distâncias entre os destinos de milhares de pessoas, além de oferecer mais segurança ao tráfego na cidade. Neste período, foram investidos mais de R$ 40 milhões no programa.

Privilegiando o recapeamento nas vias por onde circulam os ônibus do transporte público coletivo e as vias que apresentam desgaste natural em virtude do uso, além de implantar asfalto em novas vias para elas se tornarem alternativas aos grandes corredores, estimulando os motoristas a circularem por novas ruas, o programa Ação Asfalto tem contribuído para a mobilidade urbana na cidade e para desafogar o trânsito em vários pontos.

“O programa foi criado em 2017 após o período de intensas chuvas para avançar com as obras de pavimentação e recapeamento de ruas paralelo aos trabalhos da operação Tapa Buraco, e depois de mais de um ano de seu lançamento, a população pode ver que a gestão está fazendo uma grande intervenção de infraestrutura chegando já a 32 bairros e melhorando toda a mobilidade na cidade. Os trabalhos não se concentraram apenas nos grandes corredores, mas também fomos aos bairros e atendemos demandas históricas da população”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Segundo o prefeito, neste ano, o programa acelerou ainda mais por regiões onde a população pedia este tipo de intervenção, como no Costa e Silva, Oitizeiro, Bairro dos Novais e Mandacaru. “Este ano tem sido de muito trabalho para o Ação Asfalto porque entendemos que além da mobilidade urbana, esse tipo de investimento tem um impacto muito positivo na qualidade de vida das pessoas, pois garante mais segurança nos percursos e, ao mesmo tempo, menos tempo no trânsito”, disse.

Para a execução do programa, realizado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em vias de grande movimento os trabalhos são priorizados no período noturno para manter a fluidez do trânsito durante o dia. Já quando os trabalhos acontecem de dia, as equipes trabalham em uma faixa por vez, liberando o trânsito na outra faixa.

Trabalho integrado – Em muitas regiões, os trabalhos do Programa Ação Asfalto também se integraram a outras ações promovidas pela PMJP, mostrando que o planejamento integrado dos trabalhos da gestão municipal consegue chegar a resultados cada vez melhores. Exemplo disso é o investimento na pavimentação de ruas do Centro Histórico de João Pessoa ao mesmo tempo em que diversas obras de recuperação de prédios históricos foram realizadas, como o Pavilhão do Chá e a Villa Sanhauá. Assim como a nova iluminação de LED na Orla e grandes corredores, acontecendo paralelo ao trabalho de pavimentação, além, é claro da nova Avenida Beira Rio.

Bairros contemplados:

Aeroclube

Água Fria

Alto do Céu

Bairro dos Estados

Bairro dos Novais

Bessa

Brisamar

Cabo Branco

Centro

Colinas do Sul

Cristo

Funcionários I

Funcionários II

Geisel

Grotão

Ilha do Bispo

Jaguaribe

Jardim Luna

Jardim São Paulo

Jardim Oceania

José Américo

Manaíra

Miramar

Oitizeiro

Planalto da Boa Esperança

Rangel

Seixas

Tambaú

Tambauzinho

Torre

Varadouro

Varjão

MaisPB

Leia Também