João Pessoa, 09 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Padre zé

Saúde de JP realiza Dia D do Outubro Rosa

Comentários: 0
publicado em 09/10/2018 às 18h45

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta quarta-feira (10), na Unidade de Saúde da Família (USF) Viver Bem, localizada no bairro Padre Zé, o ‘Dia D’ da Campanha Outubro Rosa. As atividades preventivas estão sendo realizadas em todos os serviços da rede municipal de saúde. A campanha tem como objetivo conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da área técnica da saúde da mulher, realiza ações de promoção a saúde e de prevenção ao câncer de mama ao longo de todo o ano, mas durante o mês de outubro, as ações são intensificadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Hospitais da rede que conta com a oferta de mastologistas, como um alerta para as mulheres que ainda não procuraram o serviço.

“Fazemos esse chamamento das mulheres para alertar que o cuidado deve ser contínuo durante todo ano, mas nesse mês do Outubro Rosa, estamos potencializando essa convocação para o cuidado da saúde, com oferta para ações e exames preventivos contra o câncer de mama, em todas USF, para que as famílias participem e previnam”, disse Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de saúde.

Como parte da Campanha, todos os distritos sanitários terão um ‘Dia D’, dedicado a promoção à saúde, com mobilização e chamamento das mulheres para a mobilização e cuidado. Na programação preventiva serão ofertados, aferição de pressão arterial, atualização de cartão de vacinas, avaliação médica e encaminhamentos para serviços especializados, palestras, rodas de conversa e orientação para estímulo ao autoexame e à mamografia.

Ainda como parte da programação de assistência preventiva, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) estará realizando agendamento com mastologistas, de forma espontânea durante todo o mês de outubro e novembro, ampliando o acesso e compromisso com as mulheres assistidas pela rede municipal.

Acesso aos serviços – A porta de entrada para assistência na atenção básica, são as Unidades de Saúde da Família (USFs). A usuária deve se dirigir à USF mais próxima de sua residência, chegando ao local, passará por consulta médica ou avaliação com a enfermeira, que ao verificar a necessidade do exame, a direcionada de forma regulada ou diretamente aos serviços conveniados que realizam o procedimento na Capital.

Desde o ano passado, a PMJP ampliou a faixa etária das mulheres que terão acesso aos exames de mamografia por rastreamento. A faixa passou de mulheres com 50 a 69 anos de idade para mulheres entre 40 e 74 anos. “Na rede municipal de saúde, caso o médico julgue necessário com perspectiva para diagnóstico ou de rastreio, os exames podem ser solicitados a partir dos 35 anos de idade”, explicou Maria Hercília, diretora técnica da Diretoria de Regulação da PMJP.

Atendimento espontâneo – O principal exame para diagnóstico do câncer de mama é a mamografia, e desde maio, com objetivo de melhorar o fluxo e ampliar o acesso aos serviços, a diretoria de regulação da PMJP definiu que, após atendimento nas USFs, em posse do encaminhamento adequado (requisição de mamografia do MS), as mulheres podem optar entre fazer a marcação do exame por meio da unidade de saúde da família ou dirigir-se diretamente aos hospitais conveniados.

As unidades conveniadas são: Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paula ou para o Centro de Diagnóstico do Câncer (CDC), órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

Para ter acesso ao exame diretamente nos serviços que acolhem as usuárias, precisa ser munícipe de João Pessoa. “A medida para atendimentos espontâneos diminuiu a burocracia e garantiu a assistência nos serviços de forma mais rápida, com a possibilidade de um diagnóstico e tratamento mais dinâmico”, explicou a Ana Giovana.

“Nosso município também realiza mamografias para outros municípios da Paraíba, no entanto demanda espontânea aplica-se apenas para usuárias de João Pessoa. As usuárias dos municípios pactuados podem ter seus exames agendados através das secretarias de saúde de onde residem”, completou a secretária.

Oferta de exames – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conta com uma capacidade de oferta de 4,5 mil mamografias ao mês, destinadas as usuárias da rede pública. Os exames podem ser realizados de forma regulada ou espontânea nos serviços da rede municipal de saúde.

De janeiro a julho foram realizados 10,6 mil procedimentos, considerando que há um absenteísmo de 40% em média, variando mês a mês. Em 2017, foram realizadas aproximadamente 20 mil mamografias de rastreio, com objetivo de garantir a assistência e detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou através do autoexame realizado pela paciente.

Programação dos ‘Dias D’ da Campanha Outubro Rosa nos distritos:

10.10 – USF Viver Bem – Padre Zé

19.10 – USF Quatro Estações – Mangabeira

26.10 – USF Integrando Vidas – João Paulo II

24.10 – USF Saúde para Todos – Bairro dos Novais

31.10 – USF Bessa – Bairro do Bessa

MaisPB

Leia Também