João Pessoa, 29 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
balneabilidade

Banhistas devem evitar seis trechos do litoral

Comentários: 0
publicado em 29/09/2018 às 09h24
atualizado em 29/09/2018 às 15h43
Praia do Cabo Branco, em João Pessoa

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 50 praias do litoral paraibano como apropriadas para o banho neste final de semana. Nelas, a qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória.

De acordo com o relatório semanal, em João Pessoa estão impróprias para o banho as praias do Bessa I, na Avenida Presidente Afonso Pena, em frente ao estabelecimento comercial Sorveteria Friandise e também, próximo ao maceió da praia do Bessa; de Manaíra, nos trechos em frente à quadra de Manaíra, em frente à residência nº 1461, em frente à Pousada Verde Mar e em frente ao Flat Manaíra Palace, localizados na Avenida João Maurício, e no trecho 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no final da Ruy Carneiro/Bahamas.

A Sudema recomenda também evitar a praia do Cabo Branco nos trechos próximos à desembocadura da galeria pluvial em frente ao estabelecimento comercial Bar do Cuscuz, na rotatória do final da Av. Cabo Branco, e 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura da galeria pluvial.

Ainda em João Pessoa, a praia da Penha não está apropriada para o banho no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio do Cabelo; e também a praia de Jacarapé, no trecho 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio Jacarapé.

Já no município de Pitimbú, recomenda-se evitar a praia do Maceió, 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho.

A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

MaisPB

Leia Também