João Pessoa, 20 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
VIGILÂNCIA ambiental

JP terá Dia D de Vacinação Antirrábica no sábado

Comentários: 0
publicado em 20/09/2018 às 17h04
atualizado em 21/09/2018 às 07h02

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos neste sábado (22). Serão mais de 180 postos de imunização distribuídos por toda a cidade no período das 8h às 17h, incluindo o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), no bairro dos Bancários.

A meta da campanha é imunizar 80% da população canina da Capital, atualmente estimada em 80 mil cães, devendo ser vacinados mais de 60 mil. Para os gatos, o Ministério da Saúde não estabelece uma meta de imunização, mas a Vigilância Ambiental do município pretende imunizar aproximadamente 15 mil felinos. Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida.

De acordo com o Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes, cães e gatos devem ser vacinados uma vez ao ano. “O fato de ter tomado a vacina ano passado não significa que não precise tomar este ano novamente. Porém, se o animal estiver debilitado não deverá receber a vacina. Isso será avaliado pela equipe no momento da vacinação e, após o restabelecimento do animal, ele poderá ser imunizado”, explicou.

O proprietário deve levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o proprietário deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias.

Durante a mobilização, que teve início no dia 27 de agosto, postos itinerantes de vacinação visitaram os bairros da Capital com maior concentração de cães e gatos para reforçar a imunização dos animais. O Dia D será também o encerramento da campanha, mas o Centro de Zoonoses continuará imunizando os caninos e felinos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagüi a recomendação é não matar o animal e pedir orientação ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) de João Pessoa, através dos telefones: 3218-9357 ou 3214-3459.

MaisPB

Leia Também