João Pessoa, 30 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CURRAL DE CIMA

Escolas adotam merenda sem agrotóxico na PB

Comentários: 0
publicado em 30/08/2018 às 09h02
atualizado em 30/08/2018 às 06h03

A Prefeitura Municipal de Curral de Cima tem um cuidado especial com a agricultura familiar e a merenda escolar. Para valorizar os produtores locais e oferecer alimentação de qualidade, a gestão compra alimentos agroecológicos para os estudantes. São 13 escolas e 1.200 alunos beneficiados com alimentação livre de agrotóxico.

Dentre as diversas produções, no distrito de Laranjeiras a família Targino é responsável por uma lavoura de hortaliças, verduras e frutas da região. Em meio aos produtos estão brócolis, couve-folha, couve-flor, espinafre, alface, pimentão, mamão, chuchu, laranja, entre outros. Tudo produzido sem agrotóxico. A produção é comprada pela gestão municipal e utilizada na merenda escolar.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Andréa Padilha, ressaltou a importância do consumo de alimentos agroecológicos. “O consumo de produtos livres de pesticidas e defensivos agrícolas está diretamente relacionado à contribuição para saúde do indivíduo, prevenindo doenças metabólicas, inclusive o câncer”, explicou.

Em um contexto que envolve o processo de aprendizagem Andréa acrescentou: “A partir do momento em que a criança consome um produto agroecológico ela passa a compreender na prática o valor que a alimentação saudável possui para que seu corpo esteja bem nutrido e rico de nutrientes, preservando o meio ambiente, diferente do que ocorre quando consome o alimento é produzido de forma convencional”.

O prefeito de Curral de Cima, Totó Ribeiro, que é agricultor, destacou a importância que a agricultura familiar possui para o município. “Adquirir os produtos que serão consumidos na rede de ensino do município é garantir a valorização da nossa agricultura local, promover o acesso à alimentação saudável e contribuir com o fortalecimento comercial da região. É por esses e outros motivos que temos trabalhado buscando valorizar tudo que vem da nossa terra”, afirmou.

A alimentação adquirida pela Prefeitura de Curral de Cima direto da agricultura familiar da cidade é destinada às escolas do município. Mensalmente é adquirida, do Sítio de Laranjeiras, uma média de 25 kg de alface, 20 kg de coentro, 30 kg de pimentão, 35 kg de chuchu, 80 kg de mamão, 100 kg de laranja. Além desses alimentos, também são comprados diretamente aos agricultores familiares do Assentamento Jardim uma média mensal de 150 kg de banana prata, 100 kg de macaxeira, 70 kg de batata doce e 38 kg de jerimum.

MaisPB
 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas