João Pessoa, 27 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação

Olimpíada Brasileira de Robótica começa terça

Comentários: 0
publicado em 27/08/2018 às 13h10
atualizado em 27/08/2018 às 11h06
Foto: Juliana Santos

Tem início nesta terça-feira (28), na Estação das Artes, prédio do complexo Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a etapa Paraíba da XII Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2018). O evento prossegue até o dia 1 de setembro com entrada gratuita ao público de todas as idades.

A novidade este ano são as mostras de trabalhos dos alunos das escolas do município, que possuem a atividade da robótica na sua grade de ensino, além de sete oficinas e duas palestras, que segundo a Secretaria de Educação (Sedec), será realizada pelos monitores de informática da rede municipal. Assim como no ano passado estará funcionando um aplicativo para divulgação imediata da competição, o chamado “Tournamenter” estará no site da OBR (obr.org.br).

“Isso torna o evento mais transparente e consequentemente o resultado sairá mais rápido para o público de todo país”, contou Fagner Ribeiro, que está à frente da organização do evento na Estação Cabo Branco há oito anos.

Arenas montadas – As arenas para as competições estão sendo finalizadas no local onde irão acontecer as provas, obedecendo às regras do comitê da Olimpíada Brasileira de Robótica. São ao todo 16 arenas, sendo 12 para as competições e 4 arenas de testes usadas pelos competidores para treino antes da competição.

Devido à quantidade de inscritos, a organização teve que dividir este ano o evento em três regionais mais a final, em datas diferentes. Ficando da seguinte maneira: Regional 1, dia 28 de agosto (terça-feira); Regional 2, dia 29 de agosto (quarta-feira); Regional 3, dia 30 de agosto (quinta-feira). A final acontecerá no dia 1 de setembro (sábado). Os participantes poderão conferir no site da OBR (obr.org.br/modalidade-pratica/etapa-regional) a data que irá competir. Lembrando que a final ocorrerá com os 10 primeiros colocados das três regionais.

Como será? – Na terça-feira (28), primeiro dia, acontecerá o credenciamento, começando a partir das 8h da manhã, às 10h haverá a solenidade de abertura da OBR na galeria da Estação das Artes. Às 11h tem início às competições da Regional 1, até às 17h, e logo após a entrega das medalhas aos três primeiros colocados deste dia.

Na quarta-feira (29), segundo dia, o evento tem início às 8h, com credenciamento das equipes da Regional 2. Neste dia, as competições terão início às 10h. A entrega das medalhas aos três primeiros colocados acontecerá a partir das 17h.

Quinta-feira (30), terceiro dia, o evento prossegue com início às 8h e término às 17h, com a entrega das medalhas as equipes da Regional 3.

No sábado (1) acontece a Final Estadual, a partir das 8h. Neste último dia os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.

MaisPB

Leia Também