João Pessoa, 23 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em campina grande

Vereador diz que racionamento de água pode voltar

Comentários: 0
publicado em 23/08/2018 às 19h37
atualizado em 23/08/2018 às 16h41

O vereador Márcio Melo Rodrigues (DC) disse temer que Campina Grande e outros 19 municípios estejam propensos a sofrer com a volta do racionamento de água até o mês de dezembro, já que não se tem uma informação oficial concreta a respeito da retomada do abastecimento de água pela Transposição do Rio São Francisco, conseguido a muito custo humano e financeiro, além de quase um século de promessas desde Dom Pedro II.

Ele ressalta que Boqueirão para se ter a ideia da gravidade da situação já perdeu quase 15 por cento do seu volume em tão pouco tempo.

O sonho de fazer o sertão virar mar tem pelo menos dois séculos. O primeiro plano de transposição de que se tem notícia remonta à década de 1810, no fim da Colônia, mas a ideia só começaria a ser levada a sério anos mais tarde, no Império. Dom Pedro II esteve bem perto de executar o “encanamento” (a palavra usada na época) das águas do Rio São Francisco.

Documentos históricos sob a guarda do Arquivo do Senado e do Arquivo da Câmara mostram que vários projetos de lei que previam a transposição passaram pelas mãos dos senadores e deputados do Segundo Reinado.

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Campina Grande Márcio manifestou a sua preocupação com a suspensão do abastecimento do Açude de Boqueirão pelo Projeto da Transposição do Rio São Francisco e a possibilidade de que Campina Grande e mais 19 municípios venham a entrar novamente no racionamento de água. Boqueirão abastece Campina Grande e outras 19 cidades.

Ele destacou também que as comportas de Boqueirão ainda continuam abertas, sem que entre uma gota de água nos últimos meses, agravando o quadro. “Não somos contra abastecer outros municípios com as águas e Boqueirão, mas que as autoridades se movimentem para solucionar a questão com a máxima rapidez,” disse.

O Açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, vem perdendo um cm da sua lâmina d’água por dia, segundo a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). Atualmente, o reservatório está com 34,6%, que é equivalente a 142.798.951 m3 de água do seu volume total.

Em razão do atraso na conclusão dos trabalhos a população inteira está reclamando da qualidade da água que hoje abastece Boqueirão, trazendo preocupação a todo o conjunto da sociedade. Além do mais, com a suspensão das águas nos canais ele teme que os mesmos venham a sofrer com problemas graves e até mesmo ameaçar a integridade dos serviços que foram feitos com grandes custos financeiros e esforços humanos.

Ele cobra à bancada federal no Congresso Nacional providências para agilizar o reabastecimento do Açude de Boqueirão pela Transposição, sendo imperativo que sejam adotadas as providências devidas para que tudo seja normalizado e a população não seja prejudicada por atraso nos serviços nos açudes de Poções e Camalaú.

O Açude Epitácio Pessoa está sem receber águas através da transposição do Rio São Francisco desde o dia 4 de abril do corrente ano sendo necessárias providências concretas para que as obras nos dois açudes sejam aceleradas e concluídas de uma vez por todas.

No açude de Poções, em Monteiro, a obra é a construção tubulação e válvulas de controle e no açude de Camalaú é a construção de uma galeria de concreto e instalação de válvulas de controle.

MaisPB

Leia Também