João Pessoa, 20 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Imunização

Dia D vacina mais de 11 mil crianças contra sarampo e polio

Comentários: 0
publicado em 20/08/2018 às 10h09

No último sábado (18) foi realizado o dia D da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Em Campina Grande, mais de noventa Unidades Básicas e Centros de Saúde abriram as portas durante todo o dia. Com o dia D, a cidade já atingiu pouco mais da metade da meta da campanha.

Já foram imunizadas 11.302 crianças contra a poliomielite, o que representa 48,91% das crianças na faixa etária ideal para receber a vacina. Contra o sarampo foram protegidas 11.547, o que corresponde a 49,97%. A meta é vacinar 95% das crianças que têm entre 1 ano e 4 anos de idade, que são 23.107. Ou seja, 21.945 devem ser imunizadas com as duas vacinas até o dia 31 de agosto.

Os pais que ainda não levaram seus filhos devem procurar as unidades de saúde de segunda à sexta-feira. Além das vacinas contra o sarampo e pólio, a campanha também serve para fazer a atualização do cartão vacinal, aplicando todas as doses que são oferecidas para essa faixa etária, que são as vacinas que previnem contra a catapora, varicela e meningite, entre outras.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. Ela é administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses e a segunda aos 15 meses de vida. A vacina contra a poliomielite é administrada em três doses, aos dois meses, aos quatro e aos seis meses de vida, com dois reforços com 15 meses e depois na criança com 4 anos de idade.

“Apesar do esquema vacinal, a recomendação do Ministério da Saúde é imunizar em qualquer tempo nessa faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos, caso as crianças não tenham recebido a vacina ainda”, explicou Miralva.

MaisPB

Leia Também