João Pessoa, 16 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
IV HACKFEST

Ministro da Transparência participa de evento em JP

Comentários: 0
publicado em 16/08/2018 às 08h05
atualizado em 16/08/2018 às 09h51

O Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, dará um palestra, nesta quinta-feira (16), na abertura do IV HackFest, em João Pessoa.

O evento previsto para iniciar às 15h, na Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano, contará também com palestra de Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) visa promover o debate e conhecimento para o enfrentamento direto à corrupção através do uso da tecnologia e educação. A quarta edição do HackFest tem entrada gratuita e o encerramento está previsto para o próximo domingo (19).

O HackFest é um movimento tecnológico cujo propósito se remete ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social

Para a secretária adjunta da Controladoria-Geral do Município (CGM), Ludinaura Regina Souza, o HackFest é um evento que aproxima cada vez mais a sociedade da discussão sobre transparência e o combate à corrupção.

“Além de debater os temas, ele também traz vários segmentos da sociedade que atuam nesta área, a exemplo do Ministério Público, Tribunal de Contas e diversas ONGs”, afirmou.

Ela lembra que, nesta quarta edição, o evento tem três dimensões ou eixos. O primeiro é a Maratona Tecnológica, onde foram selecionados 200 maratonistas que devem desenvolver aplicativos voltados para o combate à corrupção.

O segundo eixo é a Virada Legislativa que deve, com o apoio de tutores especialistas, desenvolver propostas de projetos de lei de iniciativa popular e estruturar campanhas de mobilização para angariar o apoio necessário para sua apresentação ou de outras causas já em curso.

O terceiro e último eixo são as palestras, painéis e oficinas que irão tratar das temáticas, tudo com o enfoque voltado na transparência e combate à corrupção. Durante quatro dias, nomes importantes dentro da temática vão participar, a exemplo de Roberson Pozzobon, que é membro do Ministério Público e atuou na operação Lava Jato.

A quarta versão do Hackfest é apoiado na mobilização coletiva de profissionais, estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública, como Tecnologia da Informação, Contabilidade, Administração, Direito, entre outros, sempre em conjunção de esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, que atuem na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos.

Organização – O HackFest é organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Laboratório Analytics e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento tem o patrocínio do Banco do Brasil, do Governo Federal e da Energisa.

MaisPB

Leia Também