João Pessoa, 31 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Audiência Pública

Rangel e Ivonete discutem autonomia da UEPB

Comentários: 0
publicado em 31/07/2018 às 17h43

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, recebeu na manhã desta terça-feira (31), no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, a visita da presidente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), vereadora Ivonete Ludgério, com a qual tratou de assuntos relacionados à Universidade, bem como sobre a possibilidade de a Comissão Permanente de Concursos (CPCon) da Instituição ser a organizadora do concurso público previsto para o legislativo municipal.

A audiência também contou com a presença do vice-reitor, professor Flávio Romero Guimarães; do professor Francisco Alves, vice-presidente da Comissão Permanente de Concursos (CPCon); da procuradora da Câmara Municipal, a advogada Casssimira Vieira; e do responsável pelo Setor de Licitação da CMCG, Erinaldo Araújo Sousa.

Inicialmente, Ivonete Ludgério confirmou para o próximo dia 9 de agosto a Audiência Pública no Plenário da Casa de Félix Araújo, com o objetivo de discutir o processo de autonomia da UEPB. A proposta, de autoria da vereadora e aprovada por unanimidade, pretende mostrar os efeitos danosos da quebra da Lei da Autonomia para a Instituição. Além dos membros do legislativo campinense, dos corpos docente e técnico e da Reitoria da UEPB, serão convocadas autoridades e representantes do Governo do Estado para a atividade.

Ao justificar sua propositura, Ivonete ressaltou que a UEPB tem enfrentado uma crise orçamentária e encontrado dificuldades para receber os repasses integrais do duodécimo por parte do Governo do Estado. A maior reivindicação é a defesa da Lei 7.643/2004, que dispõe sobre a autonomia da UEPB. Ela disse que os vereadores pretendem abrir um amplo debate para tentar contribuir com o restabelecimento da autonomia da Instituição.

Aproveitando o tema, o reitor Rangel Junior fez uma explanação da atual realidade financeira da UEPB e das injustiças que a Instituição tem sofrido. Rangel enfatizou que a Universidade atravessa uma crise sem precedentes, ocasionada pelos sucessivos cortes no orçamento, e frisou que, somente esse ano, o governo estadual retirou R$ 41 milhões do orçamento da Universidade, o que corresponde a praticamente dois meses de todas as despesas da Instituição.

Sobre a realização do concurso da CMCG, a ideia apresentada pela presidente do legislativo campinense é de que o processo seletivo aconteça ainda esse ano. O reitor Rangel Junior fez uma exposição das bem-sucedidas experiências de concursos realizados pela UEPB, através da CPCOn, e destacou a expertise da Comissão que resulta em concursos satisfatórios em todas as fases de organização e atesta a sua credibilidade.

Ivonete salientou que foi justamente devido a esse histórico positivo que a CMCG quer a Comissão Permanente de Concursos da UEPB como organizadora do certame. A presidente relatou que o quadro de servidores do Poder Legislativo Municipal está defasado, visto que há décadas a Casa não realiza concurso público, o que tem sido motivo de cobrança do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sendo extremamente necessária a realização da seleção para servidores efetivos.

A pretensão é realizar um concurso para cerca de 40 vagas nos níveis médio e fundamental. Os cargos, valores dos salários, entre outras informações serão definidos por uma comissão formada pela Câmara de Vereadores que, após fazer o levantamento, remeterá os dados para a CPCon. O edital com todas as informações e exigências do certame deve ser publicado até setembro. A Mesa Diretora da CMCG pretende realizar o concurso antes do dia 20 de dezembro, com o resultado sendo divulgado em janeiro de 2019.

MaisPB

Leia Também