João Pessoa, 30 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
evento

Hackfest: Mesa da CMJP apresenta programação

Comentários: 0
publicado em 30/07/2018 às 15h44
atualizado em 30/07/2018 às 12h45

Durante reunião com os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta segunda-feira (30), o presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), apresentou a programação do ‘HackFest + Virada Legislativa: Por Uma Sociedade Politicamente Participativa’, evento realizado pelo Legislativo Municipal, Ministério Público da Paraíba (MPPB), Controladoria-Geral da União (CGU), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 16 a 19 de agosto, na Estação Cabo Branco, Ciência e Arte, em João Pessoa.

A programação do evento conta com painéis, palestras, maratonas e oficinas sobre Transparência e contas públicas; combate à corrupção, tecnologia e desafios; educação; ciência de dados e corrupção; educação fiscal; economia e corrupção.

“Estamos mobilizando toda a Câmara Municipal e instituições parceiras para que, junto com a sociedade, pensarmos propostas de aprimoramento na transparência pública, criação de leis e mecanismos que melhorem o dia a dia do pessoense”, declarou o vereador Marcos Vinícius (PSDB) presidente da CMJP.

“Hackfest se solidifica como um movimento muito importante de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, principalmente agora em que a Câmara está como parceira. Isso ajuda não só a desenvolvermos a ferramenta tecnológica, mas também trazer a sociedade para dentro do Legislativo através dessas ferramentas”, afirmou o vereador Marcos Henriques (PT).

Maratona

Encontram-se abertas as inscrições para a ‘Maratona por mudança’, evento que integra o ‘HackFest + Virada Legislativa’. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico na internet, disponibilizado no hotsite do HackFest, até o próximo dia 2 de agosto. Podem participar pessoas físicas a partir dos 16 anos de idade. As regras estão no regulamento disponível no site do evento.

Estão sendo oferecidas 250 vagas para a maratona, sendo 60% delas destinadas, prioritariamente, a estudantes e profissionais que declararem, no formulário de solicitação da inscrição, possuir experiência em Tecnologia da Informação (TI) e áreas correlatas. As demais vagas serão preenchidas por estudantes e profissionais de outras áreas que possam contribuir nas equipes para a concepção e desenvolvimentos dos aplicativos.

Os participantes da ‘Maratona por mudança’ formarão equipes que trabalharão na produção de aplicativos e de projetos de lei de iniciativa popular, que fomentem a participação social na política, o controle social, a melhoria de serviços públicos e o combate à corrupção. Cada grupo terá, no mínimo, quatro integrantes e, no máximo, seis.

Após a apresentação dos produtos desenvolvidos pelas equipes, serão escolhidos como finalistas as 10 equipes melhores avaliadas (três da produção de leis e sete de desenvolvimento de softwares), que serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze.

O ‘HackFest + Virada Legislativa’ ainda conta com o apoio de vários parceiros, como Ibis, Atricon, MPF, Aspol, ANTC, AMPB, Funifier, Polícia Federal, Instituto dos Auditores Internos, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Castanhola, Transparency International, Contas Abertas, Anid, Data Robot, Five ACTS, Receita Federal, SindContas e Unipê.

Programação dia 16

15h – Abertura – Solenidade, Mesa, falas de autoridades, Vídeo Institucional com o histórico explicativo do evento.

15h30 – Palestra com o Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário

16h30 – Palestra

17h30 – Integração – Coffe de integração e networking

18h30 – Palestra Nivelamento – Maratonas

19h30 às 23h – Toró Maratonas

Programação dia 17

8h às 23h – Maratonas

9h às 10h – Palestra com o educador português José Pacheco

14h às 17h30 – Oficina – Ministrada pela designer e auditora fiscal do TCU, Carla Ribeiro Motta

15h às 16 – Palestra com o Doutor em Gestão e Mestre em Ciências da Educação e Valores Humanos, Carlos Sebastião Andriani

17h às18h – Palestra com o coordenador geral de atendimento da Receita Federal, Antônio Henrique L. Baltazar

18h às 18h30 – Palestra – Data Robotics

19h às 19h30 – Palestra – Imagem

Programação dia 18

8h – Maratonas

14h às 17h30 – Oficina – Ministrada pela designer e auditora fiscal do TCU, Carla Ribeiro Motta

14h às 15h Palestra com o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio), Fabro Steibel

15h às 16h – Palestra com o Consultor Legislativo do Senado Federal, João Trindade Cavalcanti Filho

Programação dia 19

8h – Maratonas

MaisPB

Leia Também