João Pessoa, 27 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
imposto

Pagamento do IPVA com desconto termina terça

Comentários: 0
publicado em 27/07/2018 às 15h57
atualizado em 27/07/2018 às 14h25

Os proprietários de veículos com placa final 7 têm até a próxima terça-feira (31) para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10%. Os contribuintes têm ainda outras duas opções de pagamento: o parcelamento em três vezes sem desconto, com a primeira vencendo também neste dia 31 de julho; ou o pagamento total do IPVA no dia 28 de setembro sem o desconto de 10%. O pagamento até a data limite evita multa e juros no mês seguinte.

Para quem optou pelo parcelamento do IPVA das placas finais 4 e 5 em três vezes, os proprietários precisam também lembrar do pagamento das parcelas remanescentes até o dia 31 de julho. Nesta data, se vence a segunda parcela para quem é o proprietário da placa final 6, enquanto para quem possui placa final 5 é a terceira e última. E para quem optou para pagar a totalidade do IPVA com placa final 5 a data limite também dia 31 de julho.

Emissões do boleto – As emissões dos boletos do IPVA somente serão impressos via portais da Secretaria de Estado da Receita www.receita.pb.gov.br ou do Detran-PBhttp://www.detran.pb.gov.br. O boleto do IPVA poderá ainda ser emitido nas repartições fiscais ou então nas unidades do Detran-PB.

Onde pagar – Além dos guichês das agências do Banco do Brasil (BB), associados e dos caixas de autoatendimento, os contribuintes poderão ainda pagar de forma mais prática no mobile banking – aplicativo disponível pelo BB para aparelhos móveis como smartphones.

Comprovação da isenção em 2018 – As categorias como taxistas, portadores de deficiência (física, visual, mental ou autista), veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofrentistas e de motoboys até 150 cc (cilindradas), de placa final 6, que requereram no ano passado a isenção do IPVA, precisam, agora, comprovar com documentação até o dia 31 de julho na repartição fiscal para gozar do direito em 2018. Neste mesmo dia, essas categorias já podem requerer a isenção de 2019.

Já os veículos com ano de fabricação abaixo de 2003 ficarão isentos de pagamento do IPVA em 2018. A legislação em vigor assegura a isenção do imposto para proprietários de carros, motos ou qualquer outro veículo com 16 anos completos de sua fabricação. Contudo, os proprietários desses veículos não ficarão isentos das demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro.

MaisPB

Leia Também