João Pessoa, 23 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Entre janeiro e junho deste ano, 7.731 pacientes marcaram consulta no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), mas não compareceram na data agendada, retirando a oportunidade de alguém que espera na fila para ser atendido. O absenteísmo dos usuários, nesses seis meses, é superior à média mensal de consultas realizadas no hospital universitário.
Os números foram fornecidos pela Divisão de Registro Hospitalar do HUAC, que é vinculado à Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. As consultas estavam marcadas para o Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese).
Segundo o superintendente do HUAC-UFCG, professor Homero Rodrigues, em torno de 20% dos pacientes deixam de comparecer ao agendamento. “O paciente, muitas vezes, agenda e não comparece e isso prejudica também aquele que está necessitando, porque outro ocupou a vez”, comentou. Ele destacou que a ausência dos pacientes à consulta agendada causa transtornos assistenciais e administrativos.
AMPLIAÇÃO DA OFERTA
A média de consultas no HUAC-UFCG, conforme o superintendente da instituição, está em torno de 7 mil/mês, mas esse número deve aumentar para um patamar médio de 12 mil consultas, visto que foram contratados novos profissionais, possibilitando a ampliação da oferta.
Homero Rodrigues também comentou sobre a variação na quantidade de consultas realizadas na instituição, devido a férias, festejos juninos e festividades de fim de ano. “Em janeiro, por exemplo, o volume de consultas cai bastante, por vários motivos. São as férias de alguns profissionais e pacientes que não solicitam consultas”, comentou.
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