João Pessoa, 03 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Oitavas de final

Inglaterra elimina Colômbia nos pênaltis

Comentários: 0
publicado em 03/07/2018 às 18h10
atualizado em 03/07/2018 às 15h38
Foto: GE

Colômbia e Inglaterra protagonizaram nesta terça-feira(03), na arena do Spartak, em Moscou, mais um daqueles jogos que entram para a história das Copas do Mundo. Os ingleses venciam por 1 a 0 até os 47 minutos do segundo tempo, quando o ex-palmeirense Yerry Mina, de cabeça, fez seu terceiro gol no Mundial, empatando o jogo em 1 a 1.

Na prorrogação, tudo igual. Nos pênaltis, porém, a Inglaterra conseguiu sua primeira vitória (4 a 3) na história das Copas (somava três eliminações), classificando-se para as quartas de final do Mundial da Rússia.

Henderson errou (Ospina pegou), mas, na sequência, erraram Uribe (travessão) e Bacca (o jovem Pickford, 24 anos, pegou, transformando-se em herói nacional).

Nas quartas de final, a Inglaterra enfrentará a Suécia, sábado, em Samara. Quem vencer pega o melhor do confronto entre Rússia e Croácia na semi. Sim: um dos finalistas será Inglaterra, Suécia, Croácia ou Rússia.

A seleção masculina de futebol da Inglaterra já tinha vivido uma decisão por pênaltis em outras sete ocasiões. Só tinha vencido uma (a Espanha, nas quartas de final da Euro de 1996). Nas outras seis, foi eliminada. Em Copas, foram três: na semifinal de 1990 (Alemanha), nas oitavas de 1998 (Argentina) e nas quartas de final de 2006 (Portugal).

Na Euro, mais três eliminações (para Alemanha, 1996, Portugal, 2004, e Itália, 2012). Detalhe: em uma dessas ocasiões (contra a Alemanha na Euro-96) quem perdeu o pênalti decisivo foi… de Gareth Southgate, atual treinador da equipe. A vitória desta terça é histórica e acaba com um trauma inglês.

Um dia após as severas críticas da imprensa inglesa ao comportamento de Neymar em campo contra o México, vários jogadores da Inglaterra foram flagrados simulando faltas, pênaltis, agressões. Henderson e Maguire foram os piores atores. No final do tempo normal, quando venciam por 1 a 0, fizeram até cera, irritando a torcida colombiana, maioria no estádio. Os colombianos não ficaram atrás e também foram flagrados em lances de simulação (como uma não agressão do baixinho Sterling, 1,70m, ao gigante Mina, 1,94m).

Com o gol no tempo normal (o terceiro de pênalti), Harry Kane chega a seis na Copa do Mundo, igualando-se a Gary Lineker, recordista inglês num único Mundial (foi o goleador do torneio de 1986). Kane é também o primeiro inglês a fazer gols em seis jogos consecutivos pela seleção desde Tommy Lawton, em 1939. Kane tem, no mínimo, mais um jogo para romper a barreira dos seis gols. Em 2014, o artilheiro foi o colombiano James Rodríguez, que não jogou nesta terça, machucado.

GE

Leia Também