João Pessoa, 02 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Seleção

UFPB abre inscrições para pós-graduação

Comentários: 0
publicado em 02/07/2018 às 16h04

Nos próximos dias, processos seletivos de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abrirão inscrições para vagas em quatro cursos de mestrado acadêmico, um curso de doutorado e também para bolsas de estágio pós-doutoral. As informações estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Do dia 4 ao dia 10 de julho, ocorre o período de inscrições para interessados em concorrerem a uma das dez vagas disponibilizadas para o mestrado em Ciências do Solo. Conforme o edital, a taxa de inscrição custa R$ 85,93.

A área de concentração é Solos em Agrossistemas e Ecossistemas Naturais, que tem duas linhas de pesquisa: Solos e Nutrição de Plantas e Ciclos Biogeoquímicos. Haverá prova escrita (eliminatória), entrevista e avaliação do currículo. Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas no Departamento de Solos e Engenharia Rural (DSER) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus II da UFPB, em Areia, onde o curso será ministrado.

Também no campus de Areia, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade oferece 15 vagas no curso de mestrado, para graduados em Ciências Biológicas, Ecologia, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Ciências Ambientais, Geografia e áreas afins.

Os candidatos passarão por prova escrita eliminatória e, em caráter classificatório, por exame de verificação da capacidade de leitura e interpretação de língua inglesa, avaliação do currículo lattes e defesa de anteprojeto de dissertação. As informações completas estão no edital.

O mestrado em Engenharia Mecânica, com aulas no campus I, em João Pessoa, disponibiliza 15 vagas, com inscrições no período de 6 a 10 de julho. A seleção será baseada em avaliação curricular e do histórico escolar, conforme edital.

O curso é destinado a graduados em engenharia; bacharéis em Matemática, Física, Química e Ciência da Computação; licenciados em Matemática ou Física; e tecnólogos na área de controle e processos industriais.

A seleção para o mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais abre inscrições no dia 30 de julho. As áreas de concentração são Ciência Política e Política Internacional. Para concorrer a uma das 30 vagas, é preciso comprovar capacidade de leitura e interpretação em língua inglesa e apresentar projeto de pesquisa, entre outros requisitos. As aulas são ministradas no campus-sede da UFPB.

Está prevista uma prova escrita, eliminatória, com aplicação em 27 de agosto. Em segunda etapa, também eliminatória, os classificados defenderão o projeto de pesquisa e entregarão documentação para avaliação curricular, no começo de setembro. O edital pode ser acessado aqui.

Doutorado em Educação Física

O Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (PAPGEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) e da UFPB está selecionando candidatos ao doutorado, na modalidade de fluxo contínuo, com dois momentos de avaliação ao longo do ano.

O primeiro será encerrado hoje, 2 de julho, com a divulgação do resultado. O PAPGEF recebe inscrições para o segundo período de avaliação até 31 de agosto, nos termos do edital.

Esse processo seletivo ocorrerá em três etapas: análise do projeto de pesquisa, versando sobre uma das cinco linhas de pesquisa do programa (eliminatória); entrevista. com arguição do plano preliminar de tese (eliminatória); e análise de currículo, mediante pontuação da produção acadêmica (classificatória).

Para participar, é necessário preencher cadastro on-line e anexar a documentação exigida, obrigatoriamente em pdf. Entre os requisitos dispostos em edital, exige-se comprovação de proficiência na língua inglesa equivalente ou superior à pontuação mínima do TOEFL-ITP, TOEFL-iBT, IELTS ou do nível B1 do TEAP.

A oferta de disciplinas será em regime semestral, ministradas na UPE e na UFPB, exigindo dos mobilidade entre as IES que oferecem o curso.

Estágio pós-doutoral em Engenharia Elétrica

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) realizará seleção para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes), com inscrições no período de 15 a 22 de julho.

De acordo com o Edital nº 3/2018, serão oferecidas duas vagas para bolsa de estágio pós-doutoral, com duração de 12 meses. Interessados devem enviar um plano de trabalho e a documentação exigida O processo seletivo se dará exclusivamente por análise curricular.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas