João Pessoa, 27 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
atendimento

Samu foi alvo de quase 50 mil trotes este ano

Comentários: 0
publicado em 27/06/2018 às 09h08
atualizado em 27/06/2018 às 06h41

“Os trotes causam grandes prejuízos a assistência ofertada pelas equipes do Samu. Primordialmente trata-se de um problema de educação e conscientização de como utilizar um patrimônio público, as pessoas não compreendem as prováveis consequências e os danos até que um dia precisem do serviço”, destacou Érika Rivenna, médica socorrista e diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) na Capital. “O Samu salva vidas, portanto, é importante que as pessoas respeitem, compreendam o serviço e zelem por sua manutenção e assistência”, completou.

Com objetivo de chegar precocemente às vítimas em situação de urgência ou emergência, o Samu-192 de janeiro a maio deste ano já realizou 153.869 atendimentos telefônicos, sendo destes 49.492 trotes, o que representa 32% das chamadas.

A médica explica que, ao ocupar uma linha de emergência, a pessoa que realiza trote impossibilita o socorro de alguém que realmente precisa de ajuda. Este é apenas um dos prejuízos causados pelos trotes aos números de emergência da rede municipal de saúde.

“O Samu é um serviço de referência pré-hospitalar que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam com a maior brevidade possível. É importante a conscientização de que qualquer pessoa pode precisar do serviço e que este, salva vidas”, destacou Érika Rivenna. “As pessoas devem ter isso em mente, respeitar o serviço em si e os profissionais que estão no serviço, com o dever de cuidar da população, num momento de urgência”.

Falsos solicitantes – O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal: falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

Samu Regional João Pessoa – O serviço é estruturado por quatro Unidades de Saúde Avançada (USA) e sete Unidades de Saúde Básicas (UBS) e sete Motolâncias. As cidades de Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita contam com uma unidade cada, totalizando 15 Unidades de Atendimento Móvel de Urgência. A central também realiza a regulação médica para 60 municípios compondo a primeira macrorregião do Estado da Paraíba.

No estado da Paraíba, conforme Lei Nº 9.544, de 06 de dezembro de 2011, o trote é crime e configura auto de infração passível de multa. O Samu Regional João Pessoa realiza ações educativas em meios de comunicação, ações nas escolas, Cras, Caps, Unidades Básicas de Saúde e entre outros.

Para ser acionado, o usuário deve ligar para o número 192, a ligação é gratuita. São atendidas vítimas de desmaios com perda da consciência, mal súbito, problemas cardíacos e respiratórios de início súbito, convulsão, crises epilépticas, dor no tórax de origem súbita, pressão baixa ou alta, trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o feto, problemas psiquiátricos em crise.

Deve ser acionado também em casos de trauma com envolvimento de vítimas com: sangramentos, hemorragias, intoxicações acidentais, engasgos, envenenamento e tentativas de suicídio, afogamentos e choques elétricos desde que haja acionamento em conjunto com os Bombeiros pelo telefone 193, quedas, fraturas e queimaduras graves, acidentes de trânsito com vítimas, e se elas estiverem presas nas ferragens acionar também os Bombeiros – 193.

A Polícia Rodoviária Federal – 191, junto com o Samu-192 deve ser acionada para acidentados nas BRs. Já, quando se tratar de ferimentos por arma de fogo e arma branca o serviço deve ser acionado em conjunto com a Polícia Militar – 190.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas