João Pessoa, 26 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Conscientização

Oficina em JP comemora Dia do Orgulho LGBT

Comentários: 0
publicado em 26/06/2018 às 17h09
atualizado em 26/06/2018 às 14h16
Foto: Juliana Santos

Nesta quinta-feira (28), é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Para lembrar a data, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, realiza uma oficina às 9h, no CAPS Gutemberg Botelho, localizado no Bairro dos Estados.

O objetivo é dialogar sobre a saúde mental da população LGBT, bem como dialogar sobre a linha de cuidado para essa população. A oficina acontecerá para profissionais de enfermagem, técnico de enfermagem, psicólogos, psiquiatra, assistente social, profissionais de educação física e arte educadores.

“É muito importante esse diálogo com os profissionais dos serviços da saúde mental, pois sabemos que grande parte dessa população LGBT sofre preconceito e discriminação na sociedade e nas famílias. Assim, o objetivo dessa oficina é para que possamos acolher as pessoas LGBT em sofrimento psíquico, tanto no Centro de Cidadania LGBT com nossa equipe multiprofissional, como também nos serviços especializados, como nos CAPS, PASM e hospitais municipais”, afirmou o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia.

Ele ainda destacou que a PMJP tem desenvolvido políticas públicas para essa população, como a inserção no mercado de trabalho formal com empresas parceiras, encaminhamentos para as casas de acolhida, encaminhamento ao Programa Minha Casa, Minha Vida, encaminhamento ao Sine-JP, apoio social, psicológico e jurídico.

Além disso, o Centro de Cidadania LGBT, localizado no Parque da Lagoa, encaminha usuários ao Centro de Línguas (Celest) e faz a inclusão das pessoas travestis e transexuais no Programa Transcidadania-JP.

“No Centro de Cidadania LGBT, ainda realizamos várias oficinas para o público LGBT, em parceria com o projeto Resisto, do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, além de oficinas sobre racismo, intolerância religiosa, gênero e diversidade sexual, que realizamos em escolas municipais de João Pessoa”, complementou Maia.

Dia do Orgulho LGBT

O Dia do Orgulho LGBT é celebrado mundialmente a partir de um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas com frequência.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBT durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização da 1° parada do Orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

MaisPB

Leia Também