João Pessoa, 19 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RECUPERAÇÃO

Venda no Dia dos Namorados cresce 1,63%

Comentários: 0
publicado em 19/06/2018 às 15h14
atualizado em 19/06/2018 às 12h30

Dados apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que as vendas parceladas no Dia dos Namorados deste ano cresceram 1,63% na comparação com o mesmo período do ano passado, sinalizando uma leve recuperação após anos seguidos de resultados no vermelho. Essa é a terceira data comemorativa do ano em que as vendas a prazo apresentam crescimento: na Páscoa a variação positiva havia sido de 3,24% e no Dia das Mães, de 2,86%.

Desde 2011 o ritmo do comércio para o Dia dos Namorados vinha desacelerando negativo ano após ano, sendo que nos últimos quatro anos as vendas registram resultado negativo. Em períodos anteriores, as variações foram de -9,61% (2017), -15,23% (2016), – 7,82% (2015), -8,63 (2014), + 7,72% (2013), +9,08% (2012), +10,80% (2011) e 7,23% (2010).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizaro, o resultado de 2018 reflete o fim da recessão e a melhora gradual da atividade do comércio.

“O resultado é tímido e ainda não reverte as perdas que o comércio vem acumulando nos últimos anos. Mas é um alento para as próximas datas comemorativas e consolida a percepção de que a pior fase da crise ficou pra trás”, comemora o presidente.

“O crédito ainda é restrito e segue limitado o poder de compras do dos brasileiros, assim como o desemprego elevado, mas com economia dando primeiros sinais de retomada, os consumidores foram as compras de forma menos tímida que nos últimos anos”, afirma o economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kauati.

Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil, os presentes mais procurados seriam roupas (41%), perfumes ou cosméticos (34%), calçados (22%), jantares (18%) e o gasto médio com presentes de quase R$ 167.

MaisPB

Leia Também